Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza de sua santidade. Salmo 29:2

O louvor é o instrumento divino para a ajudar-nos a enfrentar as tormentas da vida. Os salmos nos mostram isso. A vida de Davi era uma vida de perseguição e luta. Quantas vezes,  sentiu-se abandonado e se perguntava “Por que acontece tudo isto comigo?” Se o poeta Victor Hugo vivesse nos dias de Davi, talvez lhe responderia: “o olho do homem enxerga melhor a Deus através das lágrimas.” Quando tudo anda bem damos por “entendido” que Deus está presente. É preciso passar por dificuldades para ver ao Senhor como uma realidade.

No salmo de hoje, Davi louva a Deus pela tormenta. A tempestade, o céu escuro, os relâmpagos e os trovões ao invés de assustá-lo, levam o seu espírito a adorar. Aliás, o salmista achava motivo para adorar a Deus, em tudo. No salmo oito ele adora por causa da lua e das estrelas. No salmo dezenove ele adora por causa do firmamento e aqui no vinte e nove, porque ouve o barulho ensurdecedor do trovão.

Uma vida vitoriosa, precisa ser uma vida de louvor. O louvor é a gratidão pela certeza da existência do sol, mesmo que seja de noite ou a tormenta pareça dominar as circunstâncias.

No verso de hoje encontramos dois imperativos: Tributai e Adorai. Embora parecidas, ambas são similares sejam diferentes ou talvez, complementares. Uma leva a outra.

Tributar é reconhecer a Deus como Deus e adorar é submeter-se à sua vontade.  Ele é Deus e nós somos criaturas. O salmista, num curto salmo de apenas onze versos reconhece a Deus como Senhor dezoito vezes, e um sete ocasiões, menciona a  “Voz do Senhor.” Sua adoração não é só palavras carregadas de emoção. É a disposição de obedecer a “voz do Senhor”. E quando você está disposto a obedecer, a Deus não tem porque temer diante  das tormentas da vida. Jesus é o seu piloto e levará seu barco ao porto seguro.

Quais são os desafios que você tem pela frente hoje? Sente-se pequeno diante das circunstâncias? Reconheça a Deus como seu Deus. Aceite ser guiado por Ele e você verá, mais cedo do que imagina, o sol brilhando outra vez. E não esqueça:  “Tributai ao Senhor, a glória devida ao Seu nome, adorai ao Senhor na beleza de sua santidade.”                      Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA