Vós sereis o meu povo, eu serei o vosso Deus.        Jeremias 30:22

Em Jeremias 30, Deus mostra ao profeta o retorno dos judeus após o exílio. Depois da tribulação eles serão libertados. Deus conforta a Jacó e diz que o retorno será agradável, e a Sua ira será derramada sobre os ímpios.

Deus está atento ao povo (v.1-9):
Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor: “Escreva num livro todas as palavras que eu lhe falei. Certamente vêm os dias em que mudarei a sorte do meu povo, Israel e Judá, e os farei retornar à terra que dei aos seus antepassados, e eles a possuirão”.
Esta é a mensagem do Senhor acerca de Israel e de Judá: “Ouvem-se gritos de pânico, de pavor e não de paz. Pergunte e veja: Pode um homem dar à luz? Por que vejo, então, todos os homens com as mãos no estômago, como uma mulher em trabalho de parto? Por que estão pálidos todos os rostos?  Como será terrível aquele dia (invasão babilônica)! Sem comparação! Será tempo de angústia para Jacó; mas ele será salvo. “Naquele dia”, declara o Senhor dos Exércitos, “quebrarei o jugo que está sobre o pescoço deles e arrebentarei as suas correntes (Ciro quebrou esse jugo babilônico); não mais serão escravizados pelos estrangeiros. Servirão ao Senhor, ao seu Deus, e ao descendente de Davi, seu rei que estabelecerei para eles.
A promessa do retorno (v.10-15):
“Por isso, não tema, Jacó, meu servo! Não fique assustado, ó Israel!, Eu o salvarei de um lugar distante, e os seus descendentes, da terra do seu exílio. Jacó voltará e ficará em paz e em segurança; ninguém o inquietará. Porque eu estou com você e o salvarei”, diz o Senhor. “Destruirei completamente todas as nações entre as quais eu o dispersei; mas a você não destruirei completamente. Eu o disciplinarei, como você merece. Não o deixarei impune”.
Assim diz o Senhor: Seu ferimento é grave, sua ferida, incurável (aparentemente sem esperanças). Não há quem defenda a sua causa; não há remédio para a sua ferida, que não cicatriza. Todos os seus amantes esqueceram-se de você; eles não se importam com você. Eu a golpeei como faz um inimigo; dei-lhe um castigo cruel, porque é grande a sua iniquidade e numerosos os seus pecados. Por que você grita por causa do seu ferimento, por sua ferida incurável? Fiz essas coisas pois seus pecados são muitos e sua culpa é grande.
Castigo aos devoradores (v.16-17):
Mas todos os que a devoram serão devorados; todos os seus adversários irão para o exílio. Aqueles que a saqueiam serão saqueados; eu despojarei os que a despojam. Farei cicatrizar o seu ferimento e curarei as suas feridas”, declara o Senhor, “porque a você, Sião, chamam de rejeitada, aquela por quem ninguém se importa (mas Deus se importa, e cumpriria a promessa feita a Abraão)”.
A volta do exílio (v.18-24):
Assim diz o Senhor: Quando eu trouxer Israel de volta do exílio e restaurar sua situação, Jerusalém será reconstruída sobre as suas ruínas e o palácio no seu devido lugar.  Deles virão ações de graça e o som de regozijo. Eu os farei aumentar e eles não diminuirão; eu os honrarei e eles não serão desprezados. Seus filhos prosperarão como nos dias do passado, e a sua comunidade será firmada diante de mim como nação; castigarei todos que os oprimem. Voltarão a ter um governante, e ele virá do meio deles. Eu o trarei para perto e ele se aproximará de mim; pois quem se arriscaria a aproximar-se de mim por conta própria?, pergunta o Senhor. “Por isso vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus”.
Vejam, a tempestade do Senhor! Sua fúria está à solta! Um vendaval vem sobre a cabeça dos ímpios. A ira do Senhor não se afastará até que ele tenha completado os seus propósitos. Em dias vindouros vocês compreenderão isso.

Deus, em Sua misericórdia, ainda tinha um plano para Israel, e estava antecipando o que Ele faria por esse povo rebelde. Teriam que passar pela angústia de Jacó, fato que se repetirá no final dos tempos, antes da volta de Cristo, mas era necessária para a edificação do caráter deles, pois haviam se afastado de Deus e adorado ídolos. Deus nos ama e que nos salvar.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA