Ainda que Deus me mate, ele é minha única esperança; apresentarei a ele minha causa.  Jó 13:15

Em Jó 13, Zofar havia expressado o desejo de que Deus aparecesse e falasse contra Jó (11:5). Jó aceitaria alegremente a oportunidade de discutir o assunto com Deus. Acusa seus amigos de besuntar a verdade com mentiras, e serem médicos que não valem nada, pois ao invés de curar, estavam matando. Sugere que se calem, e isso seria “a vossa sabedoria” (v.1-5).

Pede que ouçam com atenção a sua defesa, e fiquem atentos aos seus argumentos. “Falariam perversidade em favor de Deus? Falariam mentiras a Seu favor? Seriam parciais? Seria bom que Deus os esquadrinhasse?”, (e ao final Deus o vai fazer (42:7)). Vossas citações ou palavras, não valem mais do que cinzas, e os seus argumentos são de barro (v.6-12).

Jó pede que se acalmem e o deixem terminar o raciocínio. Quer assumir um risco calculado, discutindo com Deus. Assume que não vê nenhuma perspectiva de continuar vivendo, portanto não tem nada a perder. Tem a sua defesa preparada, e está certo que será justificado perante Deus. “Se provarem que estou errado, me calarei e morrerei” (v.13-19).

Jó pede dois favores a Deus: alivio do sofrimento pelo menos por certo tempo, e alívio dos terrores mentais e espirituais. Sem a ausência da dor física e da angústia mental, ele seria capaz de defender seu caso de maneira plena e justa. Afirma que seus pecados não são equivalentes a seu sofrimento, e pede que Deus os enumere. Como Deus não responde, ele pergunta: “Por que escondes o teu rosto?”. Ele não entende porque Deus iria aterrorizar e perseguir alguém tão insignificante quanto ele. Talvez seja punição por pecados de sua mocidade (v.20-26).

Jó se sente preso a correntes e sendo vigiado, se “consumindo como madeira que apodrece, como roupa comida pela traça”, se referindo à sua fragilidade (v.27-28).

Foi difícil para Jó suportar tanto sofrimento sem conseguir enxergar o motivo para tal. Se sentia traído por Deus. Mas, no momento certo, Deus se  manifestaria. Não quando Jó solicitou uma audiência, mas quando o próprio SENHOR viu que era hora de esclarecer a Jó.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA