Então todos os israelitas subiram a Betel, choraram na presença do Senhor e jejuaram até a tarde. Também apresentaram ao Senhor holocaustos e ofertas de paz. – Juízes 20:26

Juízes 20 relata uma luta entre tribos irmãs, todos descendentes de Jacó, e devido ao ocorrido com o levita e sua concubina (Juízes 19).Eram 400 mil guerreiros prontos para a batalha. Após ouvirem o relato do levita, afirmaram que “Nenhum voltaria para casa… até que vinguar esse ato vergonhoso cometido em Israel” (v.1-11).

Enviaram mensageiros a tribo de Benjamim, pedindo que entregassem os criminosos para que fossem mortos, mas o povo local não deu ouvidos e reuniram 26 mil guerreiros, sendo 700 deles peritos em utilizar a funda. Os israelitas consultaram a Deus para saber quem iria primeiro, e o Senhor indicou a tribo de Judá. Nessa primeira batalha, os benjamitas levaram a melhor, e mataram 22.000 israelitas (v.12-21).

Consultaram novamente ao Senhor: “Devemos lutar novamente contra nossos parentes de Benjamim?”, e o Senhor responde que sim. Mais uma vez foram derrotados. Dessa vez morreram 18 mil soldados (v.22-25).

Então todos os israelitas choraram na presença do Senhor, jejuaram e apresentaram holocaustos e ofertas de paz. Perguntaram ao Senhor: “Devemos lutar contra os nossos parentes, ou devemos parar?” O Senhor disse: “Vão! Amanhã eu os entregarei em suas mãos”. Armaram emboscadas ao redor de Gibeá. Dividiram-se em 3 grupos. Um atacaria pela frente como nos dias anteriores. Outra ficaria escondido próximo a cidade,e um terceiro grupo estaria a espreita próximo ao deserto (v.26-29).

Tudo saiu como o planejado. O primeiro grupo simulou um ataque, e fugiram, atraindo-os para fora da cidade. Quando os benjamitas saíram em perseguição, o segundo grupo tomou a cidade e a incendiou, matando todos os moradores. Ao perceberem que era uma emboscada, os benjamitas fugiram para o deserto, onde o terceiro grupo os aguardava. Todos benjamitas foram mortos, com exceção de 600 que fugiram para as cavernas de Rimom, onde viveram durante 4 meses (v.30-48).

Tudo começou com um ato errado de um levita, em busca de concubina, a qual foi morta por alguns homens cruéis de Gibeá. Isso gerou uma batalha entre famílias, e causou a morte de 40.000 israelitas e 25.400 benjamitas. Um erro levou a outro, e ao final, milhares de irmãos foram mortos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA