Serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável. Isaías 58:12

José Bates foi o mais idoso e um dos mais influentes pioneiros da igreja. Tornou-se também presidente da primeira Associação da igreja, organizada em Michigan, no ano de 1861. Era um líder espiritual, com visão clara, muita coragem e que não hesitava em fazer sacrifícios pela causa. Tinha uma alimentação simples, equilibrada e com hábitos saudáveis. Por isso, viveu até os 80 anos com ótima resistência física.

Sua maior contribuição para o movimento adventista veio apenas em 1845, quando entendeu mais claramente a verdade sobre o sábado. Em 1846, imprimiu um pequeno material, de 48 páginas, para compartilhá-la. Era tão insistente em apresentar o dia de descanso que Ellen White achava que ele superestimava o quarto mandamento.

Depois de ouvir todos os argumentos de Bates, e também estudar profundamente e discutir com ele, Ellen aceitou a mensagem do sábado. Algum tempo após isso, ela teve uma visão do santuário celestial. O templo de Deus estava aberto no Céu, e ela viu a arca. Quando Jesus levantou a tampa da arca, apareceram as tábuas de pedra em que foram escritos os Dez Mandamentos, com o quarto no centro e uma luz circundando-o. O anjo disse: “É o único dos dez que define o Deus vivo que criou os Céus e a Terra e todas as coisas que neles há” (Vida e Ensinos, p. 86).

A confirmação foi ainda mais clara: “Quando foram postos os fundamentos da Terra, também foi posto o fundamento do sábado. Foi-me mostrado que, se o verdadeiro sábado houvesse sido guardado, jamais teria havido um incrédulo nem ateu. A observância do sábado teria preservado da idolatria o mundo” (ibid.).

A visão impressionou Ellen White e mudou sua visão sobre o quarto mandamento. José Bates foi o “reparador de brechas”, usado por Deus para restaurar essa verdade e abrir os olhos da mensageira do Senhor.

Ellen White diz que nos últimos dias “o sábado será a pedra de toque da lealdade; pois é o ponto da verdade especialmente controvertido. Quando sobrevier aos homens a prova final, será traçada a linha divisória entre os que servem a Deus e os que não O servem” (Eventos Finais, p. 225). Por isso, permaneça fiel e seja um restaurador do santo dia do Senhor.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA