Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. 1 João 4:8

Qual será a marca principal do povo de Deus nos últimos dias? A profundidade teológica, o conhecimento das profecias ou a fidelidade ao sábado? A força das instituições ou o grande crescimento do número de membros?

Não há dúvidas de que essas coisas são importantes, mas elas só trarão resultado efetivo se forem movidas por amor. Sem o mais nobre dos sentimentos, nossa teologia se torna árida, nossa fidelidade perde a força, e a igreja não passa de uma instituição.

Em Mateus 25, no contexto de Sua segunda vinda, Jesus foi claro sobre a principal característica de Seu povo. O amor, a compaixão e o serviço desinteressado são marcas distintivas daqueles que aguardam Seu retorno.

Quem não for além das palavras e intenções ficará de fora do Céu, por uma simples razão: “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1Jo 4:8). Como estarão no Céu pessoas que nunca conheceram a Deus? Estudar as doutrinas bíblicas, levar pessoas ao batismo, liderar a igreja e mencionar o nome de Deus não salvará ninguém. Crer no Senhor de todo o coração, amá-Lo profundamente e entregar a vida completamente a Ele é a receita para a vida eterna.

Quando amamos a Jesus, passamos a imitá-Lo, seguimos Seus passos, obedecemos a Suas palavras e praticamos Suas obras. Meditar sobre o exemplo de Jesus todos os dias em busca de referência sobre como se comportar é o objetivo de cristãos verdadeiros. Quem faz isso, com o poder do Espírito Santo, passa a amar como Jesus amou. Assim, o mundo conhece Jesus, e a igreja de Deus é distinguida.

Falando sobre nosso dever de imitar Jesus, Ellen White diz: “Todo o membro de Sua igreja militante deve manifestar as mesmas qualidades, se deseja fazer parte da igreja triunfante” (Eventos Finais, p. 62).

Nossa mensagem, doutrina, história e herança profética sem dúvida servirão de alicerce, mas só terão valor se reproduzirem o espírito de Cristo.
O Senhor não está chamando um povo forte no amor e fraco na mensagem, nem fraco no amor e forte na mensagem. Ele busca um povo forte em ambos.

Doutrinas com amor são remédio para o coração; sem amor, porém, ­tornam-se veneno para alma. Por isso, seja profundo na mensagem e intenso no amor

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA