Graças Te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as Tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem. Salmo 139:14

Você já refletiu sobre a complexidade do corpo humano com seus muitos órgãos e sistemas interativos? Temos músculos controláveis (músculos voluntários) e incontroláveis (músculos involuntários); um sistema imunológico surpreendente e uma capacidade extraordinária de cura; e um cérebro extremamente misterioso, que desafia todas as pesquisas científicas. Como pensamentos e emoções são gerados? O que torna cada ser humano único e diferente dos outros?

Ao longo dos séculos, muitos cientistas têm tentado entender o corpo humano e suas funções variadas. Por exemplo, pesquisas sobre o DNA descobriram aspectos básicos das instruções genéticas ligadas ao desenvolvimento, crescimento e funcionamento dos organismos vivos. O tão conhecido Projeto Genoma consistiu no esforço para sequenciar o genoma humano completo. No dia 14 de abril de 2003, os pesquisadores anunciaram que o processo tinha sido concluído. No entanto, de acordo com os líderes do Projeto Cérebro Humano, a “compreensão do cérebro humano é um dos maiores desafios da ciência do século 21”.

Em 2 de abril de 2014, o periódico britânico Independent explicou: “Cada um de nós tem quase cem bilhões de células nervosas – neurônios – no cérebro (mais do que o total de estrelas da Via Láctea). Cada uma delas pode se conectar diretamente com possivelmente dez mil outras, totalizando por volta de cem trilhões de conexões neuronais. Se cada neurônio de um cérebro humano fosse colocado ao lado de outro, unindo extremidade a extremidade, seria possível dar a volta na Terra duas vezes com eles. Decifrar o enigma biológico do mais complexo de todos os órgãos faz o sequenciamento do genoma, por exemplo, parecer brincadeira de criança.”

Não é de se espantar que o salmista Davi tenha dito que fomos formados de modo admirável e assombrosamente maravilhoso (Sl 139:14). Por mais valiosos que sejamos por natureza, muito mais valor nos foi acrescentado quando Deus nos comprou com o “precioso sangue de Cristo” (1Pe 1:18, 19, NVI) para sermos “santuário do Espírito Santo” (1Co 6:19). Considerando que Deus investiu tanto em cada um de nós, como poderíamos não nos valorizar e deixar de cuidar adequadamente da própria saúde? “Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo” (1Co 6:20, NVI). – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA