Manassés os levou a fazer coisas piores do que as nações que o Senhor tinha destruído quando os israelitas entraram na terra. – II Reis 21:9

Em II Reis 21, Manassés substituiu seu pai, Ezequias, quando tinha 12 anos, e reinou 55 anos em Jerusalém. Enquanto seu pai fez todo o possível para andar nos caminhos do SENHOR e fazer o que era reto, Manassés fez exatamente o oposto, inclusive edificando novamente tudo o que seu pai destruíra. Foi o pior rei de Judá, chegando a queimar o próprio filho como sacrifício, além de tratar com médiuns e feiticeiros, prosseguindo em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar a ira (v.1-9).

Deus enviou profetas para alertar o povo: “visto que Manassés cometeu estas abominações… e fez Judá pecar com os ídolos dele… eis que hei de trazer tais males sobre Jerusalém e Judá… eliminarei Jerusalém, como quem elimina a sujeira de um prato… abandonarei o resto de minha herança, entrega-los-ei nas mãos de seus inimigos”. Além de levar o povo a idolatria, Manassés derramou muitíssimo sangue inocente. O seu exemplo foi péssimo para o povo e para seu filho que o sucedeu após sua morte. Amom reinou apenas 2 anos e andou nos mesmos caminhos de seu pai. Seus servos conspiraram contra ele e o mataram (v.10-26).

Ezequias fez o que era reto ao SENHOR, seu filho, Manassés agiu de forma oposta e fez o que era mau diante de Deus, e seu neto, Amom, também fez o que era mau diante de Deus. Aonde teria errado Ezequias, para que sua descendência agisse dessa forma? Que tipo de influência eles receberam para não andar em seus caminhos, e serem fiéis para com Deus? Será que estamos dando a devida atenção aos nossos filhos para que eles cresçam nos caminhos do SENHOR? Somos um modelo em quem eles podem se espelhar? Permitamos que o Espírito Santo ilumine os nossos caminhos, de tal forma que sejamos o melhor exemplo para os nossos filhos, netos…

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA