Acaz não fez o que era reto aos olhos do Senhor… seguiu as práticas detestáveis das nações que o Senhor havia expulsado da terra diante dos israelitas. II Crônicas 28:1-3

Em II Crônicas 28, Acaz, um dos piores reis que passaram por Judá, começa a reinar aos 20 anos e reinou 16 anos em Jerusalém. Seguiu os caminhos dos reis de Israel, fez imagens fundidas a baalins, ofereceu seus próprios filhos em sacrifício, segundo as abominações dos gentios que o SENHOR abominava. Sua idolatria chegou ao extremo, e o SENHOR o entregou nas mãos do rei da Síria e de Israel (v.1-5).

Israel chegou a matar em um só dia, 120 mil soldados de Judá, e levou cativos, de seus irmãos de Judá,  200 mil mulheres e crianças, juntamente com grande despojo. Foi necessária a intervenção de Deus, através do profeta Obede, e de quatro líderes de Israel para que libertassem os cativos, dando-lhes roupas, alimentos, sandálias devolvendo-os para Judá (v.6-15).

Deus alertava o rei e o povo de Judá quanto aos caminhos que escolheram, para que voltassem para Si. Mas Acaz, ao invés de buscar a Deus, pediu ajuda aos assírios. Já havia sido derrotados pela Síria, Israel, edomitas e filisteus. Mas a própria Assíria fez o mesmo que os demais, e levou grande soma de despojos da Casa do Senhor (v.16-21).

Em seu desespero, e irracionalidade, Acaz ofereceu sacrifícios aos deuses da Síria, quebrou os utensílios e fechou as portas da Casa do SENHOR, decretando a sua própria ruina, por suas escolhas. Quando morreu não foi colocado junto aos reis de Judá. Seu filho Ezequias foi seu sucessor (v.22-27).

Muitos selam o seu destino pelas escolhas que fazem rejeitando a Deus. Em todos os tempos, por amor aos que Lhe são leais, e pelo Seu infinito amor, Deus tem manifestado tolerância para com os rebeldes, e os admoesta para que abandonem seus maus caminhos, e tornem para Ele. Acaz chegou a um ponto, em sua conduta idólatra, que provocou a “ira do SENHOR”. Deus te ama e quer te salvar. Não rejeite aos insistentes convites do SENHOR.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA