Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a Sua vinda é certa; e Ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Oseias 6:3

A organização da obra Adventista do Sétimo Dia no território da Divisão Sul-Americana teve capítulos marcantes. No dia 3 de janeiro de 1890, a comissão de missões estrangeiras da igreja mundial fez um apelo a homens que tivessem alguma profissão de sustento próprio para que se mudassem para a América do Sul. Em fevereiro do mesmo ano, Jorge Riffel chegou à Argentina.

No dia 18 de agosto de 1894, com a chegada do pastor Frank Westphal, foi dado o grande passo para organizar a obra em nossa região. Ele se tornou presidente de nossa primeira estrutura administrativa, que era chamada de Missão Costa Leste da América do Sul.

Por problemas de saúde, em 1901 toda a família de Frank Westphal retornou aos Estados Unidos. Mas José, irmão de Frank, foi enviado para ­­substituí-lo. Em 1927, o pastor José Westphal escreveu um livro para contar suas aventuras durante os 33 anos que trabalhou em nossas terras. O título da obra, porém, tornou-se uma amostra dos desafios que ainda existiam na região: “Pioneirismo no Continente Negligenciado”.

No entanto, no último capítulo, que chamou de “O Triunfo da Verdade”, ele revelou a confiança de que o continente seria conquistado pelo Senhor. De modo geral, as denominações protestantes eram céticas em relação à pregação do evangelho em nosso continente, por conta da predominância católica na região.

A Igreja Adventista, no entanto, olhava com atenção para a América do Sul. De acordo com George Knight, a segunda grande oferta mundial da Escola Sabatina, recolhida em 1890 para o campo missionário, foi destinada à Missão Sul-Americana. Em 1913, a Associação Geral tomou o voto de “agrupar as oito repúblicas ao sul da linha equatorial em uma unidade administrativa”. Há exatamente 103 anos, no dia 6 de fevereiro de 1916, foi organizada nossa sede administrativa, em La Plata, Argentina, com os mesmos oito países que hoje compõem a Divisão Sul-Americana.

Deus cuidou de cada detalhe do passado, tem nos sustentado no presente e com certeza reserva coisas ainda maiores para o futuro. Apenas “conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA