Lembre a todos que se sujeitem ao governo e às autoridades. Devem ser obedientes e sempre prontos a fazer o que é bom. Não devem caluniar ninguém, mas evitar brigas. Que sejam amáveis e mostrem a todos verdadeira humildade. Tito 3:1-2

O que a Igreja Adventista pensa sobre a política?

O cristão deve defender o princípio da separação entre a Igreja e o Estado. Como Igreja não deve apoiar, nem promover qualquer partido político, apesar de reconhecê-los como legítimos. A decisão sobre como votar ou quem apoiar é uma decisão individual, pois se entende que o ato de votar deve ser consciente e completamente livre. Por esse motivo é que o púlpito ou encontros da igreja não devem ser plataforma para campanhas políticas.

Devemos nos envolver em polêmicas sobre política?

A nossa missão não é a de protestar e reivindicar, mas sim de proclamar o amor de Deus e a breve volta de Jesus. Não devemos nos envolver em polêmicas políticas, seja no púlpito ou fora dele. Testemunhos para Ministros, 331

Devemos fugir da responsabilidade de votar? Qual a importância do voto consciente?

Todo indivíduo exerce uma influência na sociedade… todo eleitor tem de certo modo voz em decidir que espécie de leis hão de reger a nação. Não deviam sua influência e voto ser postos do lado da temperança e da virtude?… Que se pode fazer para deter a crescente onda do mal? Façam-se e imponham-se rigorosamente leis proibindo a venda e o uso da bebida alcoólica, que destrói tantos lares e é a causa de muitas mortes. Obreiros Evangélicos, 387-388 (Devemos escolher políticos alinhados com essas leis). O cristão deve ser responsável e um fiel cidadão, como o é a Deus (Marcos 12:17).

O que a Bíblia fala sobre nossa responsabilidade como cidadãos?

Em Romanos 13:1-7 é dito que devemos estar sujeitos às autoridades superiores, pois elas foram instituídas por Deus. Em 1 Pedro 2:13-17 é dito para sujeitar-nos a toda instituição humana por causa do Senhor.

Quando não devemos obedecer às leis civís?

Em Atos 5:29 nos orienta a: “Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens”, sempre que as leis humanas nos levarem a violar as leis divinas, e entrarem em choque com as orientações do Senhor.

Devemos nos manifestar politicamente?

Existem alguns que serão incitados a exprimir seus sentimentos e suas preferências políticas, de maneira que se introduzirá na igreja a divisão. O Senhor quer que Seu povo enterre as questões políticas. Sobre esses assuntos o silêncio é eloquência. Obreiros Evangélicos, 391

Um membro da igreja pode se candidatar à um cargo político?

É direito do cristão adventista no exercício de sua cidadania, ocupar cargos políticos. Portanto ele não deve ser condenado nem discriminado por isso. Porém a igreja tem expectativas quanto à sua pessoa, como: não assumir ideologias contrárias aos princípios cristãos; não se valer de recursos financeiros inapropriados; não prometer o que não possa cumprir; não criticar as pessoas, especialmente outros candidatos; jamais comprometer a observância do sábado em suas campanhas; e, não esquecer do seu compromisso pessoal com o estilo de vida adventista.

O candidato adventista, aos estar na igreja, para participar dos serviços de adoração, Só deve tratar do assunto do evangelho, sem jamais falar sobre política, dessa forma, respeitando a posição da igreja e e seus obreiros. Avalie, portanto, a conduta e o plano de governo do candidato. Paulo chama a nossa atenção em 2 Coríntios 6:14-15, a não nos colocar em jugo desigual com os incrédulos… Conquanto os cristãos tenham de trabalhar entre os incrédulos, não se devem parecer com os mundanos.

O que podemos aprender com personagens bíblicos que tiveram cargos políticos?

José, Moisés e Daniel foram exemplos para nós de que podemos ser uma luz para os que nos cercam, e uma referência sobre os planos de Deus para todos.

Nas eleições devemos votar?

Sim, mas em candidatos cuja ideologia, crenças, estilo de vida e propostas políticas estejam mais próximos dos princípios adventistas: liberdade religiosa, separação entre igreja e estado, observância do sábado, conduta moral, temperança cristã, apoio ao sistema educacional privado mantido pela igreja e o interesse de melhorar a qualidade de vida das pessoas desfavorecidas. Escolham candidatos que melhor refletem os ideais bíblicos que defendemos.

Não podemos votar por partidos políticos; pois não sabemos em quem votamos… Não podemos trabalhar para agradar a homens que irão empregar sua influência para reprimir a liberdade religiosa, e por em execução medidas opressivas.

Devemos votar em candidatos intemperantes? Que características eles devem ter?

Homens intemperantes não devem ser colocados em posições de confiança pelo voto do povo. Sua influência corrompe a outros, e acham-se envolvidas sérias responsabilidades. Tendo o cérebro e os nervos narcotizados pelo fumo e outros estimulantes, fazem uma lei segundo sua natureza… Acham-se frequentemente em jogo vidas humanas; da decisão de homens nessas posições de confiança dependem vida e liberdade, ou servidão e desespero (ver Êxodo 23:6-8). Temperança 47-48

Podemos nos envolver com os sindicatos?

Quanto aos sindicatos trabalhistas: Satanás está ativamente em operação… Sua obra é observada… na luta e discórdia entre o capital e o trabalho… o abuso do poder, a crueldade e a força empregados para fazer com que os homens se liguem às confederações e sindicatos – atando-se a si mesmos em molhos para a queima dos últimos dias – tudo isso é operação de instrumentos satânicos… Os sindicatos serão um dos instrumentos que trarão sobre a Terra um tempo de angústia tal como nunca houve desde o princípio do mundo… Esses sindicatos são um dos sinais do últimos dias… Aqueles que pretendem ser filhos de Deus, em caso algum devem unir-se aos sindicatos trabalhistas… Vida no Campo, 16-18

Vote sim, mas vote conscientemente, em candidatos que estão alinhados com os princípios bíblicos. Que o Senhor nos oriente na escolha dos candidatos corretos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA