Não terás outros deuses diante de Mim. Êxodo 20:3

No Decálogo, a palavra “não” se destaca. Somente o quarto e o quinto mandamentos, que conectam as duas partes da lei moral, são iniciados de outra forma.

Por que Deus diz tantos “nãos”? Alguns creem que o objetivo é tirar a liberdade e a felicidade humana. Outros veem como proteção, que livra de riscos, perigos e sofrimentos. Mas há pelo menos quatro razões para esses “nãos” de Deus.

Para nos proteger das sutis tentações de Satanás. Deus sabe que o inimigo é sutil e perigoso. Para evitar que sejamos enganados, Ele redigiu Sua eterna lei no Sinai de modo muito claro. Não deixou portas abertas para que o erro pudesse se disfarçar de verdade. Quanto mais a porta estiver fechada, menos o inimigo terá entrada.

Para estabelecer o padrão divino e não o humano. Nossa consciência e preferências pessoais estão infectadas pelo pecado; por isso, não somos capazes de definir o certo e o errado. A Bíblia é clara em afirmar que a tendência “da carne é inimizade contra Deus” (Rm 8:7). Em geral, nossas escolhas nos afastam mais da verdade. Só Deus conhece o caminho certo. Você já pensou no que aconteceria com a igreja se cada um definisse seus limites ­espirituais? Os liberais iriam se basear na opinião e na atração, e os ultraconservadores multiplicariam regras e opressão. Tudo terminaria em uma grande confusão.

Para definir nossa identidade. Somos representantes diretos do Senhor e, se não formos coerentes, o cristianismo perderá sua força, influência e relevância. Os limites de Deus preservam nossa identidade e estilo de vida. Se seus hábitos são semelhantes aos de quem não têm Jesus como Senhor, como Ele será revelado em sua vida?

Para não brincarmos com fogo. Muitas vezes, as regras de Deus tratam de questões aparentemente pequenas ou inofensivas. No entanto, nunca podemos nos esquecer de que Ele enxerga mais longe. Quando diz “não”, na verdade, quer nos livrar de riscos que não somos capazes de identificar. Ele conhece, melhor do que ninguém, as estratégias do inimigo, o limite de nossa resistência e os danos futuros. Sabe que, se brincarmos com fogo, vamos acabar nos queimando.

Os “nãos” de Deus são uma bênção para nós. Por trás de toda negação divina, há um sonoro “sim” amoroso que garante nossa liberdade e felicidade. Permaneça fiel aos preceitos do Céu, e você não ficará preso às garras do pecado.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA