… cada um com uma das mãos fazia a obra e com a outra segurava a arma. – Neemias 4:17

Em Neemias 4, Sambalá, Tobias e Gesém, inimigos de Judá e instrumentos de Satanás, continuaram se opondo a reconstrução dos muros. Tentaram desestimular os trabalhadores  ridicularizando-os. Tobias disse: “Basta uma raposa subir nesse muro de pedra para ele desabar!” (v.1-4).

Neemias reagiu orando à Deus: “Ouve-nos nosso Deus, pois estamos sendo ridicularizados… Que essa zombaria caia sobre a cabeça deles”. Quando os muros já estavam na metade de sua altura, os opositores ficaram irados, e tramaram lutar contra Jerusalém. Ao saber disso, Neemias e o povo oraram à Deus, e colocaram guardas na cidade de dia e de noite (v.5-9).

Então o povo de Judá ficaram descontentes e procuravam desencorajar Neemias dizendo: “os trabalhadores estão cansados, e ainda há mito entulho para remover. Não seremos capazes de construir os muros sozinhos”. Também os judeus que habitavam entre os que não estavam tomando parte na obra, procuravam enfraquecer a coragem dos trabalhadores (v.10-12).

Neemias, diante de tantos problemas, recorria constantemente a Deus, e nEle depositava toda a sua confiança, passando isso ao povo, exortando-os a continuarem com a obra. Entre as estratégias de Neemias, vemos:

  • “colocou o povo por família, nos lugares baixos e abertos, armados com espadas, lanças e arcos”;
  • os incentivou: “não os temais; lembrai-vos do SENHOR, grande e temível, e pelejai pelas vossas famílias”;
  • metade trabalhava na obra, e a outra metade empunhava lanças, escudos, arcos e couraças. Com uma das mãos faziam a obra e com a outra seguravam as armas;
  • ele andava com um sacerdote com uma trombeta para alertar contra qualquer perigo que aparecesse;
  • incentivava-os: “o nosso Deus pelejará por nós”;
  • aos que moravam fora dos muros de Jerusalém, pediu que se juntassem aos seus moços, para que de noite servissem de guarda e de dia trabalhassem” (v.13-23).

Diante dos problemas que surgem em nossa vida, devemos confiar em Deus, como Neemias que fazia do SENHOR sua segura defesa. E Aquele que sustentou Seu servo tem sido a confiança do Seu povo em todos os séculos. Em cada crise podemos confiadamente declarar: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Romanos 8:31

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA