Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. Filipenses 1:6

Existem muitas obras inacabadas no mundo. Algumas nunca foram terminadas por falta de recursos, outras por questões políticas e ainda há aquelas em que o autor do projeto morreu. Na música, uma das peças incompletas mais famosas é a Sinfonia Inacabada de Schubert.

Franz Schubert (1797-1828) foi um compositor austríaco brilhante, de produção prolífica, que mereceu o título de “Poeta da Música” (H. C. Schonberg). Após olhar a coleção impressionante de solos e canções para três ou mais vozes de autoria do músico, Beethoven exclamou: “Verdadeiramente, há uma faísca divina nesse Schubert.” Uma das melodias mais inspiradoras de sua autoria é o “Sanctus”, que ainda é cantada atualmente nas igrejas cristãs (“Santo, Santo, Santo”, Hinário Adventista do Sétimo Dia, n18).

Em 30 de outubro de 1822, Schubert começou a escrever sua célebre Sinfonia n8 em Si Menor. Ela ficou conhecida como a Sinfonia Inacabada, pois ele escreveu apenas dois movimentos e nunca concluiu a obra. Quase um ano depois, o músico deu a partitura a um amigo, que a guardou por 40 anos. Ela foi apresentada pela primeira vez em Viena, no dia 17 de dezembro de 1865. Somente décadas após a morte de Schubert, o mundo descobriu a genialidade desse grande compositor.

Por que ele deixou essa obra-prima inacabada? Alguns dizem que Schubert a deixou de lado para se concentrar em outra obra. Outros argumentam que a sinfonia já era perfeita e não havia nada mais a ser acrescentado. Não importa qual seja a explicação, a peça permaneceu sem conclusão, de acordo com os padrões musicais.

Existem áreas nas quais projetos inacabados podem não ter consequências sérias. No entanto, em questões espirituais, não existe quase salvo ou parcialmente salvo. Ou você está salvo ou está totalmente perdido. Louvado seja o Senhor porque, se você se entregar inteiramente a Ele, jamais terá sua salvação inacabada! Paulo declarou: “Aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fp 1:6). Embora o crescimento em Cristo seja uma iniciativa que deva levar a vida inteira (Fp 3:12-16), por meio da justiça perfeita de Jesus, você pode ser completamente salvo agora mesmo. Que essa seja a minha e a sua experiência também! – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA