Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Filipenses 4:4, 5

As posições de liderança tendem a gerar orgulho e inacessibilidade. Entretanto, alguns líderes de sucesso têm conseguido aliar eficiência e humildade de maneira realmente inspiradora. Um deles foi William A. Spicer (1865-1952), que nasceu em 19 de dezembro de 1865, em Freeborn, Minnesota. Munido de profunda paixão pelo campo missionário, partiu para servir à igreja na Inglaterra e na Índia. Também foi secretário da Junta Missionária da igreja (1901-1903), e secretário (1903-1922) e presidente da Associação Geral (1922-1930).

Ilustre por ser um homem de bom relacionamento, Spicer era bastante conhecido e muito amado. Tinha um estilo de vida frugal, economizando o máximo que podia ao procurar as passagens de trem com melhor preço e os quartos de hotel mais baratos. Quando seus familiares e amigos lhe pediam que escolhesse lugares melhores e mais seguros para se hospedar, respondia: “Está bom demais. Tenho uma cama. O Senhor cuidará de mim.” Ao falar sobre comida, disse certa vez: “Um saco de amendoim basta para me fazer durar o dia inteiro.” Spicer tinha poucas roupas e até costumava lavá-las na pia do banheiro dos hotéis onde ficava. Para ele, cada dólar economizado poderia ajudar a promover a missão da igreja.

James L. McElhany, ex-presidente da Associação Geral, referiu-se a Spicer como um homem de convicções claras e definidas, que nunca se orgulhava das próprias opiniões. “Ele nunca assumia uma atitude de formalismo, importância pessoal ou autoridade arbitrária […]. Encontrava-se tão preparado para entregar qualquer cargo ou posição oficial quanto estivera ao assumi-lo […]. Sua atitude em relação a seus sucessores sempre foi a de um conselheiro útil e bondoso, a todo instante pronto para prestar qualquer serviço a seu alcance.” Nos papéis de pregador e escritor, grande era sua habilidade de inspirar coragem ao coração dos fiéis. “Sua fé inabalável no triunfo do movimento adventista se destacava em todos os seus esforços.”

Não importa qual papel de liderança tenha sido confiado a você. Lembre-se de que todos nós acabamos influenciando as pessoas de uma forma ou de outra. O que importa de fato é como exercemos nossa influência no ambiente de trabalho, no contexto acadêmico, na igreja ou em outros círculos sociais e domésticos. Onde quer que você vá ou o que quer que fale, seja a vossa moderação conhecida de todos os homens” (Fp 4:5)!

Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA