Quando vier, porém, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade. João 10:13

A função do Espírito Santo é claramente definida nas palavras de Cristo:  “Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (Jo 16:8). É o Espírito Santo que convence do pecado. Se o pecador atender à vivificadora influência do Espírito, será levado ao arrependimento e despertado para a importância de obedecer aos requisitos divinos.

Ao pecador arrependido, faminto e sedento de justiça, o Espírito Santo revela o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. “Ele […] há de receber do que é Meu e vo-lo há de anunciar” (Jo 16:14), disse Cristo. “Esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (Jo 14:26).

O Espírito é dado como agente de regeneração para tornar eficaz a salvação operada pela morte de nosso Redentor. O Espírito está constantemente buscando atrair a atenção das pessoas para a grande oferta feita na cruz do Calvário, a fim de desvendar ao mundo o amor de Deus e abrir às mentes convictas as precio­sidades das Escrituras.

Trazendo a convicção do pecado, e apresentado perante a mente a norma de justiça, o Espírito Santo afasta as afeições pelas coisas da Terra e enche a pessoa com o desejo de santidade. “Ele vos guiará a toda a verdade” (Jo 16:13), declarou o Salvador. Se os seres humanos se dispuserem a ser moldados, haverá a santificação de todo o ser. O Espírito tomará as coisas de Deus e as gravará em seu cora­ção. Por Seu poder, o caminho da vida se tornará tão claro que ninguém o errará.

Desde o princípio, Deus tem atuado por Seu Espírito Santo, com o auxílio de agentes humanos, para a realização de Seu propósito em benefício da huma­nidade caída. […]

O Espírito do Onipotente está movendo o coração dos seres humanos, e os que respondem a essa influência tornam-se testemunhas de Deus e Sua verdade. Em muitos lugares podem ser vistos homens e mulheres consagrados comuni­cando a outros a luz que lhes iluminou o caminho da salvação mediante Cristo. E enquanto deixam sua luz brilhar, como fizeram os que foram batizados com o Espírito no dia do Pentecostes, recebem mais e mais do poder do Espírito. Assim a Terra é iluminada com a glória de Deus (Atos dos Apóstolos, p. 52-54).

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA