A ESPERANÇA VENCE O MEDO – MM 2019

0
244

Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes. Romanos 12:12

Ao passar pelo 40o andar no elevador do Empire State Building, um dos edifícios mais altos do mundo, o filho puxou o casaco do pai e perguntou: “Pai, Jesus sabe que nós estamos indo para o Céu?”

Sem dúvida, ir para o Céu é nossa grande esperança. A Bíblia confirma essa promessa de Jesus 1.845 vezes. Precisamos ser “animados pelo pensamento de que o Senhor logo virá. Que essa esperança alegre nosso coração” (Testemunhos Para a Igreja, v. 9, p. 287).

A expectativa em relação aos eventos que antecedem a volta do Senhor tem enchido o coração de alguns de temor. Medo e esperança não combinam; um anula o outro. Muita gente não entende a função dos sinais do fim no preparo para a volta de Cristo. Eles são indicativos, não protagonistas. Devemos acompanhá-los com os olhos, mas apegar-nos a Jesus com o coração. Se não for assim, eles provocarão agitação, alarmismo, engano e medo. O objetivo deve ser a preparação, não a especulação.

O tempo de angústia, por exemplo, com seus elementos de perseguição, sofrimento e morte, tem sido a fonte do medo de alguns. Para que isso não aconteça, é preciso conhecer as duas tribulações profetizadas na Bíblia.

A primeira está em Mateus 24:21, 22 e 29 a 30. É aquela que “desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais” (v. 21). Ela tem um antes e um depois; por isso, não se refere ao tempo do fim. Nunca se repetirá em extensão e intensidade. Representa os 1.260 anos de perseguição do povo de Deus durante a Idade Média (538-1798 d.C.). Trata-se da angústia dos justos, que foi abreviada pelo Senhor (v. 22). Apenas depois dela é que ocorrem os sinais no Sol, na Lua e nas estrelas (v. 29), anunciadores do tempo do fim.

A segunda está apresentada em Daniel 12:1. Segundo o profeta, essa tribulação ocorrerá no fim da história humana. Para os ímpios, será uma angústia como nunca houve, pois enfrentarão as pragas. Para os justos, será apenas a angústia de Jacó, pois servirá como preparação adicional para a vida no Céu.

Para quem confia em Jesus, a esperança sempre vence o medo. Coloque sua vida nas mãos de Deus, ame a mensagem da segunda vinda e viva em paz em relação ao futuro.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA