Tomei o livrinho da anjo e o devorei, e, na minha boca, era doce como mel; quando, porém, o comi, o meu estômago ficou amargo. Apocalipse 10:10

Os mileritas estavam aguardando ansiosos a volta de Jesus no dia 22 de outubro de 1844, mas suas mais doces expectativas abriram caminho para o mais amargo desapontamento. Hiram Edson descreve a própria experiência da seguinte maneira: “Nossas expectativas eram elevadas, e assim aguardamos o Senhor voltar até o relógio badalar 12 vezes à meia-noite. O dia então havia se passado, e nosso desapontamento se tornou uma certeza. Nossas mais ternas esperanças e expectativas foram despedaçadas e nos sobreveio tamanho espírito de pranto conforme nunca havíamos experimentado antes. Parecia que a tristeza de perder todos os amigos terrenos não poderia se comparar à que sentimos. Choramos, choramos e choramos até a aurora raiar.”

Na manhã de 23 de outubro de 1844, após o desjejum, Edson convidou um amigo (identificado por John N. Loughborough como O. R. L. Crosier) para sair e encorajar alguns vizinhos mileritas decepcionados. Edson relatou: “Começamos a caminhar e, enquanto passávamos por um grande campo, parei no meio dele. O céu pareceu abrir a minha visão, e enxerguei, com toda distinção e clareza, que, em vez de nosso sumo sacerdote sair do lugar santíssimo do santuário celestial para vir à Terra no décimo dia do sétimo mês, ao fim dos 2.300 dias, Ele tinha entrado pela primeira vez, naquele dia, no segundo compartimento do santuário e que tinha uma obra a realizar no lugar santíssimo antes de voltar a este planeta.”

Historiadores críticos têm aludido tradicionalmente ao desapontamento de 1844 em termos muito negativos. No entanto, estudiosos também têm reconhecido sua dimensão positiva. Na verdade, as decepções tendem a levar as pessoas a romper com as tradições e buscar um novo começo. Estudando novamente as Escrituras, os precursores do adventismo do sétimo dia encontraram respostas bíblicas não só para o desapontamento (ver Ap 10) como também para diversas outras perguntas que ainda nem haviam feito.

Do desapontamento de 1844, Deus levantou o movimento adventista, hoje mundial, para restaurar as verdades bíblicas no contexto do tempo do fim. Da mesma forma, Ele é capaz de extrair, de nossos desapontamentos pessoais, uma vida de vitória completa. Confiemos em Sua direção providencial hoje e sempre! – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA