Quando entrares na terra que o Senhor, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Deuteronômio 18:9

Todos sabem que é mais fácil descer uma colina do que subi-la. Da mesma forma, é mais fácil fazer concessões de nossos valores religiosos do que preservá-los. Por esse motivo, Moisés advertiu os israelitas antes de entrarem na terra de Canaã: “Quando entrares na terra que o Senhor, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos.” Entretanto, como esse processo acontece?

Na revista Signs of the Times de 2 de junho de 1881, Ellen White declarou: “Muitos acham que precisam fazer algumas concessões para agradar aos parentes e amigos descrentes. Como nem sempre é fácil estabelecer o limite, uma concessão prepara o caminho para outra, até que os que antes eram verdadeiros seguidores de Cristo moldam a vida e o caráter segundo os costumes do mundo. A ligação com Cristo é interrompida. São cristãos apenas de nome. Quando vem o momento da prova, então se vê que sua esperança não tem fundamento. Venderam a si mesmos e a seus filhos ao inimigo. Desonraram a Deus e, na revelação de Seus justos juízos, colherão o que semearam. Cristo lhes dirá, como disse ao Israel antigo: ‘Vocês não fizeram o que Eu disse. Em vez disso, vejam o que fizeram!’” (citado em Mensagens aos Jovens, p. 432).

As intenções são inocentemente boas – apenas “para agradar aos parentes e amigos descrentes” – e podem até assumir um tom evangelístico. As pessoas acham que, ao se aproximar mais do estilo de vida de seus conhecidos, os alcançarão mais facilmente com a mensagem adventista. No entanto, não devemos nos esquecer de que “a conformidade aos costumes mundanos converte a igreja ao mundo; jamais converte o mundo a Cristo” (O Grande Conflito, p. 509). O resultado, por sua vez, é bastante previsível – “uma concessão prepara o caminho para outra”, na estrada descendente rumo aos “costumes do mundo”.

Quando normas religiosas e valores morais estão em jogo, nosso posicionamento deve ser tão claro e intransigível quanto o de Daniel e seus amigos na corte babilônica (Dn 1 e 3). Você deve ser uma pessoa movida por princípios. Por isso, nunca venda sua alma apenas para agradar parentes e amigos. – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA