E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens. Lucas 2:52

O Everest, monte mais alto do mundo, exerce um incrível poder de atração e desafio para quem ama aventura. Até o fim de 2006, 8.030 pessoas haviam tentado escalar seus 8.850 metros. Duzentos e doze não retornaram. Os registros indicam que 56% dessas pessoas morreram depois de atingir o topo.

Anualmente, mais de 60 mil turistas visitam a região, e cerca de 1.300 alpinistas tentam escalar essa montanha gelada, numa jornada que leva cerca de 40 dias.

Edmund Hillary foi o primeiro homem a chegar lá. Sua conquista ocorreu na companhia de seu guia nepalês, Tenzinhg Norgay, às 11h30 do dia 29 de maio de 1953, há exatos 66 anos. Os dois ficaram apenas 15 minutos no cume, sob uma temperatura de 27 graus negativos, viram a paisagem e começaram a descida.

Antes da conquista, porém, Edmund havia participado de uma expedição neozelandesa, em 1951, que fracassou na tentativa de subir o Everest. Alguns registros dizem que, apesar desse fracasso, ele foi convidado pelos ingleses a falar para uma numerosa plateia. Edmund começou a descrever suas dificuldades, e, apesar dos aplausos, dizia sentir-se frustrado e incapaz. Em dado momento, contudo, largou o microfone, aproximou-se da enorme gravura que ilustrava seu percurso e gritou: “Monte Everest, você me venceu a primeira vez. Mas eu irei vencê-lo no próximo ano, por uma razão muito simples: você já chegou ao máximo de sua altura; eu, porém, continuo crescendo!”

Em 1953, Edmund uniu-se a uma equipe britânica de 400 pessoas. Todos foram ficando pelo caminho, mas ele e seu guia chegaram ao topo. Sua conquista coincidiu com a coroação da rainha Elizabeth II, a quem ele dedicou o triunfo. Mais de 40 anos depois, uma equipe de pesquisas descobriu que o Everest continua crescendo cerca de quatro milímetros por ano, mas isso não importa, porque Edmund cresceu muito mais.

Não sei qual é seu Everest, mas quero desafiar você a continuar crescendo. Ellen White nos estimula a não desistir: “Quando há vontade de fazer, Deus abre o caminho” (Obreiros Evangélicos, p. 433).

Segundo os evangelhos, Jesus crescia em todas as áreas. Não deveríamos seguir Seu exemplo? Nas questões estudantis ou profissionais, e especialmente nas espirituais, a vitória nunca pertence aos acomodados, desanimados ou derrotados, mas aos que levantam a cabeça, confiam no Senhor e seguem em frente.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA