E pôs Abraão por nome àquele lugar – O Senhor Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá. Gênesis 22:14
O momento do sacrifício havia chegado. Isaque estava sobre o altar esperando a hora final. “As últimas palavras de amor são proferidas, as últimas lágrimas são derramadas, o último abraço é dado. O pai levanta o cutelo para matar o filho, quando o braço subitamente lhe é detido” (Patriarcas e Profetas, p. 152).
Foi uma cena maior do que Abraão e Isaque podiam imaginar. “O Céu inteiro contemplava com espanto e admiração a estrita obediência de Abraão. O Céu todo aplaudiu sua fidelidade. […] Derramou-se então luz sobre o mistério da redenção, e mesmo os anjos compreenderam mais claramente a maravilhosa providência que Deus tomara para a salvação do homem” (ibid., p. 155).
Como deve ter sido grande o alívio do pai ao retirar seu filho do altar e colocar o cordeiro enviado por Deus. Foi o sacrifício mais marcante de toda a vida de Abraão. O nome do próprio lugar também passou a chamar-se “Deus Proverá”. Uma das preciosas lições dessa história é que o Senhor sempre provê uma saída para os filhos fiéis.
Assim como Deus recompensou a fidelidade de Abraão e Isaque, também continua cuidando de Seus filhos fiéis. A promessa se repete a todos os que obedecem à Sua vontade, mesmo que para isso tenham que colocar em jogo família, emprego, manutenção, estudos, saúde, etc.
Foi o que aconteceu com o casal de namorados Edgar e Kelly, que se conheceram na Faculdade de Engenharia Civil na Universidade Nacional de Piura, no Peru. Eles não iam às aulas aos sábados, e isso criou muitos problemas. O maior deles foi o exame final do curso, marcado para um sábado. Ambos decidiram colocar tudo nas mãos de Deus e ir à igreja. O professor ficou enfurecido; no dia marcado, ele aplicou a prova. A avaliação foi considerada muito complexa e desproporcional ao ensino anteriormente dado. Por isso, ele teve de refazê-la em função do mau desempenho de todos os alunos. A nova prova aconteceu numa quarta-feira. Edgar e Kelly foram aprovados e receberam o diploma. Hoje estão casados, têm um filho e a própria empresa de construção.
Assim como Abraão e Isaque, Edgar e Kelly enfrentaram grandes provas. Você poderá enfrentá-las também. Permaneça fiel, pois “Deus proverá”.
Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB