Celebrem comendo e alegrando-se na presença do Senhor. Deuteronômio 27:7.

Em Deuteronômio 27, os anciãos se uniram a Moisés para exortar o povo, provavelmente porque a morte de Moisés colocaria sobre eles uma responsabilidade maior como líderes. Este era o último sermão de Moisés ao povo.

Orientou o povo a escrever com cal, em pedras brutas, todos os termos da lei, não só os 10 mandamentos. Depois deveriam construir um altar para oferecer holocaustos ao Senhor, sacrifícios de ofertas de paz e celebrar “comendo e alegrando-se na presença do Senhor”. “Hoje você se tornou o povo do Senhor… Obedeçam ao Senhor cumprindo todos estes mandamentos e decretos que lhes dou (v.1-10).

Então Moisés dividiu o povo em dois grupos: um sobre o monte Gerizim (as tribos de Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim) de onde proclamariam uma bênção sobre o povo, e outro no monte Ebal (Rúben, Gade, Aser, Zebulom, Dã e Naftali), onde proclamariam uma maldição. As tribos descendentes de Lia e Raquel responderiam às bênçãos. Os descendentes de Zilpa e Bila, juntamente com as tribos de Zebulom, filho mais novo de Lia, e Rúben, que perdeu a primogenitura, responderiam às maldiçoes (v.11-13).

Os levitas, no meio do vale, profeririam primeiro as maldições em alta voz a todo o povo de Israel, e estes diriam “Amém”. Seriam malditos :

  • os que esculpirem ou fundirem um ídolo;
  • quem desonrar aos pais;
  • quem mover o marco de divisa;
  • quem desviar o cego de seu caminho;
  • quem negar justiça ao estrangeiro, ao órfão ou a viúva;
  • quem tiver relações com a esposa de seu pai, ou com um animal, ou com sua irmã, ou com sua sogra;
  • quem matar o seu próximo em segredo; ou aceitar pagamento para matar um inocente;
  • quem não confirmar e cumprir os temos desta lei.

A cada uma destas situações, todo o povo deveria responder “Amém!” (v.14-26). Deus primeiro está mostrando as coisas que não são de Seu agrado e as maldições que viriam sobre quem as praticasse.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA