Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:16

Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948), posteriormente conhecido como Mahatma Gandhi, nasceu em 2 de outubro de 1869, na cidade de Porbandar, no oeste da Índia. Lançando mão de desobediência civil não violenta, ele liderou a Índia no processo de independência do Império Britânico e inspirou movimentos em prol de direitos civis e liberdade no mundo inteiro. Sem negar suas convicções hinduístas, Gandhi afirmava crer “na Verdade fundamental de todas as grandes religiões do mundo” e nutria admiração especial por Jesus Cristo e Seus ensinos.

Entretanto, Gandhi percebia um forte contraste de estilo de vida entre Cristo e os cristãos. O grande líder hindu declarou: “Em minha compreensão, a mensagem de Jesus se encontra no Sermão do Monte, livre de adulterações e considerada como um todo. Se eu precisasse levar em conta apenas o Sermão do Monte e minha interpretação dele, não hesitaria em dizer: ‘Ó, sim, sou cristão.’ Mas infelizmente posso lhe dizer que, na minha humilde opinião, aquilo que se passa no cristianismo é uma negação do Sermão do Monte.” E acrescentou: “Gosto do seu Cristo, mas não de seus cristãos. Como eles são diferentes de Cristo!”

É lamentável que muitos professos cristãos não tentem imitar a Cristo, nem ter um estilo de vida cristão. Alguns têm consciência da própria fraqueza e chegam a alertar: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!” Outros tentam acalmar a própria consciência e justificar seu estilo de vida, alegando: “O que importa não é o exterior, mas o interior!” Em vez de ajudar os outros a crescer e amadurecer, algumas pessoas gostam de incentivá-las em seus baixos padrões: “Você é assim mesmo e é dessa maneira que deve ser.”

Devemos evitar julgar as pessoas, mas isso nunca deve ser usado como desculpa para nivelá-las por baixo. Podemos ter as melhores intenções; mesmo assim, porém, as pessoas avaliam quem somos – e o poder transformador de nossa religião – por nosso modo de vestir, por aquilo que comemos e bebemos, por nossa família e comportamento social. Por isso, o apelo de Cristo para nós hoje é: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5:16). – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA