Disse Jacó: Quando eu descansar com meus pais, leve-me daqui do Egito e sepulte-me junto a eles”. José respondeu: “Farei como o senhor me pede”. – Gênesis 47:30

Jacó abençoa o faraó (V.1-12):
Em Gênesis 47, José fala ao faraó da chegada de seus familiares em  Gósen. Apresentou 5 de seus irmãos ao faraó, que lhes pergunto em que trabalhavam, e responderam: “Teus servos são pastores, viemos morar aqui por uns tempos, porque a fome é rigorosa em Canaã, e os rebanhos de teus servos não têm pastagem. Permita-nos morar em Gósen”. Então o faraó disse a José: “Faça com que seus familiares habitem em Gósen. E os que forem competentes, coloque-os como responsáveis por meu rebanho”.
Então José apresentou seu pai Jacó ao faraó. Faraó lhe perguntou a idade e ele respondeu: “São 130 os anos da minha peregrinação. Foram poucos e difíceis e não chegam aos anos da peregrinação dos meus antepassados”. Então, cônscio de sua própria dignidade como profeta de Yahweh, Jacó pronunciou sobre ele uma bênção celestial, e se retirou.
A administração de José durante a fome (v.13-31):
Não havia pão em toda terra, a fome era rigorosa, então José recolheu toda a prata que circulava no Egito e em Canaã, como pagamento do trigo que o povo comprava. Quando toda a prata do povo se esgotou, eles suplicaram a José por comida, pois “a nossa prata acabou”. Então José disse para trazerem seus rebanhos em troca de alimento.
No ano seguinte voltaram a José, dizendo que já não tinham mais rebanhos nem prata, e só poderiam oferecer “os próprios corpos e as terras”. Assim, José comprou todas as terras do Egito para o faraó, e fez do povo servos de faraó de uma à outra extremidade do Egito. Somente as terras dos sacerdotes não foram compradas, porque eram sustentados pelo faraó, e disso viviam.
Então José disse ao povo que lhes daria sementes para que cultivassem a terra, mas dariam 1/5 das suas colheitas ao faraó. Os outros 4/5 ficarão como sementes para os campos e alimento para suas famílias. O povo, apesar de entregar todos os seus rebanhos, dinheiro e terrenos ao faraó,  e se tornarem seus servos, reconhecia que José havia salvado a vida deles, pois não passaram fome. Agora, no ultimo ano de fome, José entrega sementes para que o povo volte a plantar, e não dependa mais dos grãos armazenados por José.
Enquanto isso, os israelitas adquiriram propriedades, e multiplicaram-se muito. Jacó viveu 147 anos (77 anos em Canaã, 20 em Padã-Arã, 33 em Canaã, e 17 no Egito). Próximo de sua morte, Israel chamou José e lhe fez prometer que não o sepultaria no Egito, mas sim junto aos seus antepassados em Canaã. E José lhe jurou.
Como Deus prometera a José, em sonho, quando era um adolescente, agora tudo estava se cumprindo. Seu pais e seus irmãos o reconheceram como o grande governador do Egito. Como servo fiel de Deus, salvou todo o povo do Egito e de Canaã, que morreria de fome, caso ele não tivesse buscado sabedoria em Deus para administrar o Egito, e armazenar os alimentos para o tempo das vacas magras. José foi reconhecido pelo povo como aquele que “a vida nos tem dado”. Por mais que pareça que o povo tenha sido explorado, pois José recebeu todo o dinheiro do povo, seus rebanhos, suas terras, e a própria população como propriedade de faraó, ele lhes proporcionou um novo começo após o período de seca. Como José, confie sempre em Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA