Os filhos de Israel ouviram dizer: Eis que os filhos de Rúben, os filhos de Gade e a meia tribo de Manassés edificaram um altar defronte da terra de Canaã. Josué 22:11

Em Josué 22:10 a 34, encontramos uma história que revela a causa de muitas crises do povo de Deus e mostra o dano causado por boatos, fofoca e julgamento precipitado.

O povo de Israel já estava acomodado na Terra Prometida. As tribos de Rúben, Gade e a metade da tribo de Manassés, que haviam ajudado seus irmãos na conquista do território, mereciam receber sua herança. Moisés havia definido que eles habitariam do outro lado do Jordão, e eles foram para lá. Tão logo chegaram, levando muitas riquezas, decidiram construir um “altar grande e vistoso” (Js 22:10) junto ao rio Jordão.

O problema começou quando seus irmãos, das outras tribos, “ouviram dizer” (Js 22:11) que esse altar era um ato de rebeldia contra Deus. Imediatamente se prepararam para a guerra. Precisavam corrigir os rebeldes e defender a causa do Senhor. As intenções pareciam as melhores, mas as atitudes eram totalmente imprudentes.

Somente depois de estarem prontos para a guerra, decidiram investigar melhor a situação. Enviaram representantes para repreender os “rebeldes”. Quando decidiram ouvir as explicações, descobriram que as coisas eram completamente diferentes do que haviam ouvido e imaginado. Por pouco, o povo não foi para a guerra e sacrificou vidas, simplesmente por causa de conversas sem fundamento, interpretações pessoais e atitudes impulsivas.

Em nossos dias, também precisamos ter cuidado com quem vive espalhando boatos. A internet e a vida como um todo estão cheias de pessoas que falam com “autoridade” sobre assuntos que não conhecem. Por conta dessas atitudes precipitadas, pessoas são expostas, reputações são manchadas, famílias são divididas, inclusive igrejas. Como resultado, um tremendo dano é causado à obra de Deus.

Ellen White aconselha: “Antes de julgarmos os outros, nossa primeira obra é vigiar e orar, travando guerra contra os males do nosso coração pela graça de Cristo” (Review and Herald, 3 de janeiro de 1893).

Quer evitar sofrimentos para você mesmo e para outros? Não se deixe levar por conversas, críticas ou comentários maldosos, mas defina suas atitudes pela prudência, pelo equilíbrio e pela oração.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA