Pois Ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade. Efésios 2:14, NVI

Na China, são encontradas algumas das estruturas mais impressionantes construídas pelo ser humano. Uma delas é a Grande Muralha, que começou a ser edificada por volta de 221 a.C., por ordem do imperador Qin Shi Huang. A fim de impedir invasões de nômades bárbaros ao Império Chinês, ela foi expandida de maneira significativa ao longo dos séculos. Uma pesquisa preliminar sugeriu que a edificação tinha somente 8.850 quilômetros de extensão. Mas, em 2012, estudos arqueológicos mais precisos revelaram que essa estrutura histórica, incluindo uma série de fortificações, tem 21.196 quilômetros de comprimento.

Outra construção chinesa impressionante é a Grande Ponte Danyang-Kunshan, uma ferrovia elevada de alta velocidade, com 164,8 quilômetros, entre Xangai e Nanjing. Ela atravessa o delta do rio Yangtze, com seus arrozais alagados, rios e lagos. Construída em apenas quatro anos por cerca de 10 mil trabalhadores, a ponte foi concluída em 2010 e aberta para serviço comercial em 30 de junho de 2011. É, de longe, a maior ponte já construída até aqui. Atualmente, a China tem tanto a muralha quanto a ponte de maior extensão do mundo.

O evangelho também nos convida a construir fortes muros espirituais para nos separar do pecado e pontes sociais concretas que nos aproximem dos pecadores que necessitam de salvação. Contudo, no que diz respeito aos relacionamentos interpessoais, “construímos muros demais e pontes de menos”, conforme escreveu Isaac Newton. De fato, há muitos construtores de muros, sem medo de separar casamentos, famílias e amizades próximas. Por outro lado, existem também construtores de pontes que superam todos os tipos de problemas a fim de reconciliar vínculos partidos.

Jesus foi uma pessoa extremamente sociável que quebrou muitos muros da sociedade de Seu tempo. “Em cada ser humano Ele divisava infinitas possibilidades. Via os homens como poderiam ser transfigurados por Sua graça” (Educação, p. 80). “Se nos humilhássemos perante Deus e fôssemos bondosos e corteses, compassivos e piedosos, haveria uma centena de conversões à verdade onde agora há apenas uma” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 9, p. 189).

Como nosso mundo seria diferente se você e eu nos tornássemos construtores de pontes para compartilhar o amor salvífico de Deus por aqueles que estão a perecer!            Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA