NÚMEROS 31 – ISRAEL CONQUISTA MIDIÃ

0
495

Por que deixaram viver todas as mulheres? foram justamente elas que seguiram o conselho de Balaão e fizeram os israelitas se rebelarem contra o Senhor… Números 31:15-16

Números 31 é um dos capítulos mais desafiadores da Bíblia, pois mostram um Deus vingativo, que manda matar toda uma nação, por terem levado o Seu povo à praticar aquilo que mais irrita ao Senhor, ou seja, a idolatria, e isso levou a morte 24.000 israelitas. Agora era a hora da vingança, mas no sentido de reparação e vindicação. Os midianitas, especialmente as mulheres, foram os agentes da estratégia de Balaão. A vingança humana é falha, mas a divina é perfeita e soa mais como juízo.

O próprio Senhor orientou a Moisés, para enviar um exército de 1.000 homens de cada tribo para lutarem “na vingança do Senhor” contra Midiã, sob o comando de Finéias, filho do sacerdote Eleazar. Eles mataram os cinco reis midianitas, e também a Balaão, ao fio da espada (v.1-8). Eles destruiram as cidades e capturaram as mulheres, as crianças midianitas e tomaram como despojo o gado, os rebanhos e toda a riqueza deles (v.9-11).

Trouxeram todas esses itens perante Moisés e o sacerdote de Eleazar. Moisés se enfureceu com seus líderes que voltaram da batalha, pois deixaram viver as mulheres que levaram o povo a pecar contra Deus, seguindo o conselho de Balaão. Moisés mandou matar todos os meninos e as mulheres que não eram virgens. E depois disso, deveriam se purificar, e também aos despojos que trouxeram (v.12-24).

Os despojos foram divididos entre todos, mas a metade ficou com os que foram a batalha, e a outra metade seria dividido entre o povo. Ambos os grupos deveriam separar 1 a cada 500 , tanto de pessoas como do gado, sendo que o exército deveria entregar ao sacerdote Eliazar. Já o povo deveria entregar aos levitas (v.25-47).

“Balaão vendeu os filhos de Israel em troca de uma recompensa e pereceu com o povo cujo favor havia obtido com o sacrifício de 24.000 dos israelitas… Deus os suportou até que enchessem a medida da sua iniquidade, e então trouxe sobre eles uma destruição rápida. Usou Seu povo como instrumento de Sua ira para punir nações perversas que os perturbaram e os seduziram à idolatria.” – EGWhite

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA