Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado. Gênesis 22:3
A ordem de Deus parecia estranha demais para Abraão, mas não era a primeira vez que ele recebia um pedido assim. Quando decidiu sair da casa de sua parentela, o patriarca aprendeu a confiar completamente no Senhor.
E nunca foi decepcionado.
Desde a primeira vez, Abraão poderia ter questionado as ordens do Senhor. Teria razões humanas para isso. “Poderia ele ter arrazoado e posto em dúvida os propósitos de Deus no caso. Mostrou, porém, que tinha perfeita confiança de que Deus o estava dirigindo; não perguntou se a terra para onde devia ir era fértil, aprazível, ou se teria facilidades ou não. Foi, por ordem de Deus. Esta é uma lição a cada um de nós” (Nos Lugares Celestiais, p. 112).
No entanto, o pedido era ainda mais difícil: sacrificar ao Senhor o filho da promessa. Outra vez, Abraão obedeceu sem questionar. Ele poderia ter argumentado, mostrando que a ordem era irracional, que colocaria em dúvida a promessa do herdeiro e de uma grande nação, que Deus seria mal interpretado, como um Senhor arbitrário e cruel, que pede o sacrifício de filhos inocentes. Ele teria muitos argumentos para discutir com Deus e mostrar a falta de lógica de Sua ordem.
Abraão, contudo, havia aprendido que, por trás de toda ordem divina, por mais estranha e ilógica que pareça, há uma bênção. Então, sem questionar, o pai da fé “levantou-se […] de madrugada e […] foi ao lugar que Deus lhe havia indicado.” Não houve discussão nem longa hesitação.
Alguns pedidos de Deus parecem estranhos a você? Quem sabe, testemunhar para alguém difícil demais, deixar um emprego ou estudos para ser fiel, ou ir a uma região perigosa do mundo pregar o evangelho? Para cada pessoa Deus tem um desafio. Algumas vezes, Ele precisa de você e lhe coloca na frente da batalha. Outras vezes, você é quem precisa de uma experiência espiritual mais intensa, e o Senhor apenas lhe dá uma oportunidade.
Com Deus, o importante é obedecer sem questionar. Assim como Deus foi com Abraão, Ele também irá com você até o fim.
Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB