NÚMEROS 32 – AS TRIBOS A LESTE DO JORDÃO

0
694

Só voltaremos a nossos lares quando todos os israelitas tiverem recebido suas porções de terra. – Números 32:18

Em Números 32, vemos que as tribos de Israel ainda não haviam passado o rio Jordão, para dominar a terra de Canaã. Já haviam conquistado territórios a leste, nas região conhecida como Transjordânia ou Cisjordânia, entre os ribeiros de Arnom e Jaboque. Tomaram dos midianitas dezenas de milhares de animais (31:32-29).

As terras conquistadas até ali eram apropriadas para a pecuária, e até hoje são. Um provérbio árabe diz: “Você não pode encontrar um campo como Beqa (região entre o Arnom e o Jaboque) para o gado.” Foi então que representantes das tribos de Rúben, Gade e três clãs da tribo de Manassés, por terem muito gado (miqneh, incluindo outros animais domésticos, como jumentos), solicitaram a Moisés que lhes desse aquelas terras por herança e não os fizesse “passar o Jordão’ para herdar terras do outro lado do rio” (v.1-5).

O pedido soou como uma afronta para Moisés, que os advertiu gravemente (v.6-15), fazendo uma retrospectiva do que havia acontecido quando Moisés enviara espias para conhecer a Cades-Barneia, na Terra Prometida, e eles desanimaram o povo a seguir adiante, fazendo com que caminhassem pelo deserto por 40 anos, até que todos os seus pais morressem. Então, as tribos solicitantes se propuseram a compor a linha de frente na guerra, partindo adiante das tribos irmãs. Também se comprometeram a não retornar enquanto seus irmãos não se estabelecessem em Canaã. Contudo, para isso, precisavam construir currais para os seus animais, e fortificar as cidades a fim de deixar suas famílias protegidas (v.16-19).

Moisés então repartiu essas terras entre as tribos de Ruben, Gade e parte da tribo de Manassés e eles deram início ao trabalho da construção dos currais para os animais e a fortificação das cidades (v.33-42).

Não podemos perder o foco com relação aos projetos que Deus tem para nós. Nada pode nos distrair, nem atrasar o andamento da obra de Deus. Provavelmente uma parte dessas tribos ficou para trás, para cuidar das obras enquanto os demais avançavam com seus irmãos. Os apóstolos também não perderam o foco quando surgiu o problema da distribuição do alimento entre o povo. Para isso designaram 7 diáconos para que eles pudessem continuar o trabalho que o Senhor havia lhes atribuido.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA