O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos. Provérbios 12:15

No livro de provérbios, insensato é antônimo de sábio. Uma pessoa sábia é aquela que vive em comunhão diária com a pessoa Sabedoria que é Jesus. De suas horas de meditação na palavra de Deus provém a capacidade de discernir o bem e o mal, e o poder para escolher e praticar o bem. O resultado é uma vida feliz e produtiva.

O insensato é tudo ao contrário. Ele acha que a vida é sua, e que não precisa de ninguém para ser feliz. Ele se fecha nos seus próprios conceitos, tem sua própria escala de valores e seus objetivos de vida muito particulares. As pessoas à sua volta sabem que algo anda mal com ele, porque vive se machucando e magoando aos que o rodeiam. Ele não é feliz por mais que proclame sê-lo. A busca desesperada de seu coração por um pouco de paz o leva constantemente a tomar atitudes prepotentes, soberbas e por vezes ridículas. Mas ele não percebe. “Aos seus próprios olhos parece reto”, diz Salomão.

A característica que mais destaca na vida do insensato está descrita na expressão: “Aos seus próprios olhos”. Ele acha que é dono da verdade. Todo mundo, no seu entender, está errado. Ele sobe na montanha da suficiência própria e dali contempla aos outros como se eles fossem cordeirinhos pastando no vale da ignorância.

Essa atitude, machuca o insensato, porque o mundo não é uma “ilha.”  Ninguém vive sozinho. Todos precisamos de todos. Não no sentido de “usar”, as outras pessoas, mas de ouvi-las. Muitas vezes podem vir idéias revolucionárias até de uma criança de três anos. Ouvi dizer a alguém, que, todos somos anjos de uma só asa. Precisamos de outra para voar.

Você pode ver o insensato, todos os dias, em todos os lugares: No lar, na empresa, na loja, na rua, na escola. A grande pergunta é: “Sou um deles?” Como saber? Fácil! Antes de sair hoje de casa pergunte-se, já se aconselhou com Deus? Com Deus ninguém discute. Diante dEle, não há argumentos que valham. Diante de sua palavra você só tem dois caminhos: humilhar-se e aceitar seu conselho ou rejeitá-lo, orgulhosamente. “O caminho do insensato aos seus próprios olhos, parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos.”                      Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA