Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33

O colportor Alberto Stauffer foi quem apresentou a mensagem adventista pela primeira vez no Uruguai. Tudo começou em 1892, em Colônia Suíça, entre os colonos suíço-alemães.

Entretanto, mais pessoas participaram da história de pioneirismo no Uruguai. Parte dessa história ainda pode ser contada por Marta, que hoje tem 90 anos e permanece fiel à fé adventista. Seus pais, Verena Ana Kufer e Emilio Burger, foram fundamentais no início da obra no país.

A família Burger emigrou da Suíça para os Estados Unidos e desenvolveu seus negócios na área de alimentação. Alguns membros da família, porém, foram para o Uruguai, onde conheceram o evangelho e ajudaram no estabelecimento e crescimento da igreja.

Naquele país, os Burger, com outros imigrantes suíços, fundaram uma colônia que hoje é chamada de Nueva Helvecia. Cerca de cinco quilômetros dali, nasceu Marta, em Barrancas Coloradas. A família recebeu a mensagem adventista por meio de publicações e conheceu a verdade mais profundamente por meio das conferências bíblicas do pastor Francisco Westphal.

Com emoção, Marta conta que seu pai, Emilio, e seu avô, Santiago, abraçaram a fé adventista com toda convicção e compromisso. Colocaram seus dons e recursos a serviço do evangelho e apoiaram financeiramente o estudo de Teologia de Luís Ernst, um jovem promissor que, depois de formado, retornou ao Uruguai para iniciar seu ministério.

Nesse período, mais uma vez, Emilio colocou suas finanças a serviço da obra de Deus e ajudou o pastor Ernst a construir a igreja de Nueva Helvecia, a casa pastoral e a Escola Adventista. Mais tarde, o mesmo pastor, Luís Ernst, deu os estudos bíblicos para Marta, oficiou seu batismo e, anos depois, também fez seu casamento.

Contudo, a dedicação da família pelas coisas de Deus não diminuiu. Jorge Echezarraga, o filho de Marta, que é médico, também dedica a vida à missão. Por vários anos, ele dirigiu o Hospital Adventista de Belgrano, em Buenos Aires.

Essa família ajudou a lançar a semente do evangelho em solo uruguaio e, há quatro gerações, tem sido uma bênção na obra do Senhor. O segredo deles foi colocar Deus em primeiro lugar na vida. Faça o mesmo, e Ele se encarregará do resto.

Erton Köhler, Nossa esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA