Porém o Senhor respondeu a Moisés: Ter-se-ia encurtado a mão do Senhor? Agora mesmo, verás se se cumprirá ou não a minha palavra! Números 11:23

Em sua jornada de 40 anos pelo deserto, Israel foi abençoado, entre muitas outras coisas, com o maná, que caía do céu seis vezes por semana para alimentar o povo. Apesar do bom sabor e da qualidade nutricional desse alimento, os israelitas se cansaram da dieta divina. Passaram a reclamar e, por mais inacreditável que pareça, tiveram saudades do Egito. Para satisfazer o apetite, estavam dispostos a trocar os milagres de Deus pela escravidão do faraó.

Em Sua infinita misericórdia, o Senhor decidiu dar aos israelitas o que eles pediam, com o propósito de evidenciar Seu poder e deixar clara a loucura da reclamação que faziam. O ponto em questão é: Como Deus faria o que tinha prometido?

O próprio Moisés questionou a oferta divina. Mesmo acostumado às grandes intervenções sobrenaturais de Deus, o líder disse ao Senhor com certo tom de incredulidade: “Seiscentos mil homens de pé é este povo no meio do qual estou; e Tu disseste: Dar-lhes-ei carne, e a comerão um mês inteiro. ­Matar-se-ão para eles rebanhos de ovelhas e de gado que lhes bastem? Ou se ajuntarão para eles todos os peixes do mar que lhes bastem?” (Nm 11:21, 22). Deus estava prometendo algo impossível, e Moisés queria apenas “ajudá-Lo a entender” que não teria como cumprir Suas palavras.

Entretanto, os milagres de Deus não estão limitados por nossa lógica nem pela incapacidade humana de compreender o alcance de Seu poder. Se fosse assim, deixariam de ser milagres. Por isso, Deus desafiou Moisés: “Ter-se-ia encurtado a mão do Senhor? Agora mesmo, verás se se cumprirá ou não a Minha palavra!” (Nm 11:23).

Deus superou todas as expectativas. Soprou um vento, “trouxe codornizes do mar, e as espalhou pelo arraial quase caminho de um dia, ao seu redor, cerca de dois côvados sobre a terra” (Nm 11:31). As aves voavam a um metro do chão e todos recolheram em abundância, no mínimo, 1.800 quilos. A mão de Deus não se encolheu.

Quando Deus promete, Ele cumpre, mesmo indo muito além de nossa compreensão. Por isso, diante de qualquer necessidade, projeto ou desafio, confie nas promessas divinas. A mão do Senhor nunca se encurta. Ele é capaz de “fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos” (Ef 3:20).

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA