Mulher, por que você está chorando?” “Levaram embora o meu Senhor”, respondeu ela, “e não sei onde o puseram”. João 20:13, NVI

Em 1910, o casal de pioneiros Ignacio e Cecilia Kalbermatter trabalhava em um distrito pastoral que abrangia todo o Paraguai. Naquela época, eles perderam o primeiro filho, Ismael, com apenas um ano e oito meses de idade. Por conta de uma viagem, Ignacio só soube do falecimento do filho cinco dias depois.

Do Paraguai, o casal foi para a Bolívia. Um dia, depois de terminar as atividades domésticas, Cecilia foi ao quarto e se deparou com uma cena chocante: a filha de nove meses havia se sufocado com a própria fralda. Foi um golpe duro demais, e Cecilia chorava todos os dias, desconsolada. Afinal, havia perdido seus dois primeiros filhos no campo missionário.

Dias depois, passando pela sala de sua casa, ela ouviu uma voz que dizia: “Cecilia, Cecilia”. Não havia ninguém na casa, e sua resposta imediata foi: “Fala, Senhor, tua serva está ouvindo.” A mensagem foi clara: “Por que você está chorando? Não chore mais.” A dor continuava forte, e dias depois ela ainda não conseguia controlar as lágrimas. Foi quando ouviu novamente a voz que dizia: “Não chore.” Mas seu pedido ao Senhor foi insistente: “Por favor, me ajude a não chorar mais.” Foi o dia de sua restauração. A partir dali, o consolo do Senhor a acompanhou. Ela teve mais quatro filhos.

Ignacio e Cecilia viveram dias difíceis de pioneirismo, entrega e sacrifício. Eles não desistiram, e a igreja cresceu na região em que serviram. Décadas depois, o neto do casal retornou ao Paraguai para ser presidente da Igreja Adventista para todo o país. O que antes havia sido o distrito do avô tornou-se uma União, presidida por seu neto, também chamado Ignacio Kalbermatter. Desde o final de 2017, o bisneto de Ignacio e Cecilia, Hiram Kalbermatter, é o presidente da Igreja Adventista para toda a Bolívia. Seus filhos foram sepultados naqueles países, mas seus descentes voltaram para continuar a obra.

Um dia você entenderá a razão de toda a dor. Como disse Wilson Sarli, “a despedida é a lei da Terra, mas o reencontro é a lei do Céu”. Até lá, confie que “Aquele que não poupou o Seu próprio Filho, antes, por todos nós O entregou, porventura, não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas?” (Rm 8:32).

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA