Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntavam: Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Porque vimos a Sua estrela no Oriente e viemos para adorá-Lo. Mateus 2:1, 2

evangelho de Mateus fala sobre três sábios do Oriente que foram adorar o recém-nascido rei Jesus. Eles não pertenciam formalmente ao povo de Deus, mas a Bíblia conta que estudaram as Escrituras hebraicas e concluíram que havia chegado o momento de o Messias aparecer. A estrela misteriosa acabou conduzindo-os a Belém, onde encontraram Cristo. De maneira semelhante, outras pessoas descobriram ensinos bíblicos significativos estudando a Palavra por conta própria.

Francisco Hermógenes Ramos Mexía (1773-1828) nasceu em Buenos Aires, em 11 de dezembro de 1773. Ele se tornou um rico e importante proprietário de terras na província de Buenos Aires, bem como defensor dos índios nativos. Crescido em um ambiente católico romano, Ramos Mexía era uma pessoa religiosa e dedicada ao estudo das Escrituras. Em seu interesse pelas profecias bíblicas, teve influência do jesuíta chileno Manuel Lacunza (1731-1801). Entretanto, o latifundiário foi muito mais longe do que o religioso em sua compreensão dos ensinamentos bíblicos.

Juan Carlos Priora destacou que Ramos Mexía enfatizava que a Bíblia é a única fonte de fé e doutrina; considerava Cristo e os apóstolos o único fundamento verdadeiro da igreja cristã; observava o sábado e até fechava sua propriedade, para que não fossem realizados negócios nesse dia; confiava na segunda vinda literal e iminente de Jesus; entendia que os mortos estão em estado de desintegração, aguardando a ressurreição que ocorrerá na segunda vinda; destacava que a salvação ocorre somente pela fé em Cristo; defendia o batismo por imersão; rejeitava a transubstanciação; aceitava o sacerdócio universal de todos os crentes e se opunha à adoração de imagens.

Ramos Mexía enfrentou forte oposição de líderes políticos e religiosos de sua época, mas nunca desistiu. Considerado o primeiro adventista do sétimo dia moderno, advogava esses ensinos bíblicos na solidão de sua fazenda. Se você também for chamado a defender sua fé sozinho, lembre-se de que Deus necessita de estrelas dispostas a brilhar por Ele, independentemente do tempo e das circunstâncias. – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA