Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos Dele. Atos 1:14

O livro de Atos é a certidão de nascimento da igreja cristã. Nele encontramos a intensa marcha da missão, a poderosa ação do Espírito Santo e a força transformadora da oração.

A oração foi o ponto de partida de todo o movimento. Foi por meio dela que o Espírito Santo agiu e a missão ganhou força. Estava bem claro para a igreja apostólica que “a maior preocupação do diabo é afastar os cristãos da oração. Ele não teme os estudos, o trabalho nem a religião daqueles que não oram. Ele ri de nossa labuta, zomba de nossa sabedoria, mas treme quando nós oramos” (Samuel Chadwick).

Para resgatar esse mesmo poder em nossos dias, precisamos conhecer as quatro marcas da oração do livro de Atos.

A oração não muda a Deus, mas a nós (1:14; 2:4). Deus era o maior interessado no crescimento de Sua igreja, mas primeiro precisava das pessoas certas para representá-Lo. Por isso dedicou dez dias, antes do Pentecostes, para prepará-los. Eles não oraram para receber o poder do Espírito Santo, mas para estar em condições de recebê-Lo.

A oração tem poder (4:31)Foi por meio dela que os discípulos e a igreja cristã viram seus maiores milagres. Portas de prisões foram abertas, doentes foram curados, mortos foram ressuscitados, e o evangelho foi anunciado com intrepidez.

A oração é um ato de fé (12:5, 9-17).Não podemos correr o risco de orar intensamente sem acreditar profundamente. Deus sempre responde de três formas: sim, e lhe dá o que você quer; não, e lhe dá o que é necessário; espere um pouco, e lhe dá o que é melhor. Sobre isso, Ellen White afirmou: “Quando nossas orações parecem não ter resposta, devemos nos apegar à promessa, pois o momento da resposta chegará, e receberemos a bênção de que mais necessitamos” (Caminho a Cristo, p. 96).

Não há hora nem lugar para a oração (16:25). A igreja apostólica estava sempre disposta a buscar a Deus. Essa deve ser nossa postura também. Em todo o tempo e lugar, devemos renovar nossa confiança em Deus e buscá-Lo com fé. Nem sempre estaremos de joelhos para uma oração formal, mas os “pensamentos e desejos podem ser elevados ao Céu continuamente” (Filhos e Filhas de Deus, p. 99).

Ao enfrentar os desafios da vida, por meio da oração, sintonize seu pensamento ao de Deus, experimente os milagres da fé e viva cada dia na presença do Pai.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA