De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem Me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. João 8:12

Nosso mundo está cheio de heróis, atores e modelos humanos que podem facilmente nos distrair e até nos desencaminhar. Se nos consideramos cristãos, então Jesus Cristo deverá ser nosso herói e modelo, digno de ser imitado. Ellen White declarou muito bem: “Temos apenas uma fotografia perfeita de Deus, e esta é Jesus Cristo.” (Comentário Bíblico Adventista,vol. 7, p. 1.006).

Os Irmãos da Vida Comum foram uma comunidade religiosa católica pietista fundada por Gerard Groote na Holanda do século 14. Eles se dedicavam ao estudo e ensino das Escrituras, à caridade e a copiar obras religiosas e inspiradoras. Um dos membros da comunidade foi Tomás de Kempis, que nasceu na Alemanha por volta de 1380 e morreu na Holanda em 25 de julho de 1471. Seu amado livro, o clássico A Imitação de Cristo, estimula a religião prática e a verdadeira piedade.

Kempis nos desafia: “Que te aproveita discutires sabiamente sobre a Trindade, se não és humilde, desagradando, assim, a essa mesma Trindade? Na verdade, não são palavras elevadas que fazem o homem justo; mas é a vida virtuosa que o torna agradável a Deus. Prefiro sentir a contrição dentro de minha alma a saber defini-la. Se soubesses de cor toda a Bíblia e as sentenças de todos os filósofos, de que te serviria tudo isso sem a caridade e a graça de Deus? ‘Vaidade de vaidades, tudo é vaidade’ (Ec 1:2), senão amar a Deus e só a Ele servir.”

Necessitamos crescer continuamente em Cristo: “Se não podes continuamente estar recolhido, recolhe-te de vez em quando, ao menos uma vez por dia, pela manhã ou à noite. De manhã toma resoluções, e à noite examina tuas ações: como te houveste hoje em palavras, obras e pensamentos, porque nisso, talvez não raro, tenhas ofendido a Deus e ao próximo.” Mas Kempis nos adverte contra a teoria presunçosa da perfeição sem pecado: “Toda a perfeição, nesta vida, é mesclada de alguma imperfeição, e todas as nossas luzes são misturadas de sombras.”

A religião prática e a verdadeira piedade consistem simplesmente em imitar a Cristo. Ele inclusive nos garantiu: “Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor” (Mt 10:25). Que O imitemos hoje e todos os dias!                                       Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA