Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. João 10:9

Assim como faz em João 10:7, Jesus Se identifica como sendo a porta pela qual as ovelhas entram no aprisco. Esse simbolismo é usado no mesmo sentido em que Ele diz: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (Jo 14:6). Ou seja, uma via absoluta para Deus. Da mesma forma que não existem verdades, fontes de vida eterna nem caminhos alternativos ao Pai, assim também não existem outras portas pelas quais possamos entrar no aprisco da salvação.

Certamente, esse é um conceito desafiador para a mentalidade pós-moderna, para a qual não existem absolutos, e o relativismo em todas as coisas é realçado. Com a ideia de que todos os caminhos levam ao Céu, muitas pessoas traçam seu próprio trajeto para chegar a Deus, ignorando a única via, a Porta – Jesus Cristo. Algumas parecem transitar por entre as gôndolas de um supermercado espiritual, onde escolhem os conceitos e valores que lhes convêm e descartam tudo que exige comprometimento, lealdade e as tire do comodismo religioso. A partir daí, elaboram receitas particulares de suas verdades. Às vezes, essa atitude é verificada entre professos cristãos que desejam viver uma religiosidade própria, sem ser incomodados com verdades que demandem mudanças.

Contudo, não chegamos a Deus por qualquer caminho, assim como não somos salvos por uma receita na qual vários ingredientes misturados resultem em uma verdade pessoal, relativa. A única porta de acesso à presença de Deus e à salvação que Ele nos oferece é Jesus. Nada nem ninguém pode substituí-la. Não existem portas emergenciais ou acessos alternativos. “Eu sou a porta”, Ele diz.

Não há rivais à pessoa de Cristo. Em Apocalipse 22:13, Ele afirma: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.” Nada existe antes da letra “Alfa” no alfabeto grego, correspondente à letra “A” de nosso alfabeto. Se voltarmos no tempo ao longo dos séculos, a uma época em que nada existia, ali encontraríamos Jesus. Indo além do “Ômega” (ou “Z”), em um futuro imaginável, igualmente encontraremos Jesus. Nada existe antes nem depois Dele. Por isso, Ele pode Se identificar como a única porta de acesso ao Pai, o caminho exclusivo, a verdade absoluta. É a própria vida!

Jesus nos tira do labirinto da dúvida e da falta de direção. Ele é o tudo e o todo da nossa vida. Nas palavras de Mario Veloso, Ele “é nossa promessa, nossa realidade e nossa vida. Com Ele nada nos falta. Com Ele, somos vitoriosos. Com Ele, somos filhos de Deus. Com Ele vivemos seguros” (Mateus, p. 27).

Zinaldo A. Santos, De Coração a Coração, MM 2020, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA