Então, Disse Débora a Baraque: Dispõe-te, porque este é o dia em que o Senhor entregou a Sísera nas tuas mãos; porventura, o Senhor não saiu adiante de ti? Juízes 4:14

Em Juízes 4, novamente encontramos os israelitas em grande dificuldade. Em virtude de sua apostasia, eles estavam havia 20 anos sob a opressão de Jabim, rei cananeu. Débora liderava Israel, cujo povo vivia acuado e humilhado sob o temor dos carros de ferro do exército inimigo, comandado pelo general Sísera. Esses carros, puxados por dois cavalos e com lâminas pontiagudas em suas rodas, eram armas poderosas. Por onde passavam, deixavam terrível destruição.

Essa situação exigia um basta, e Débora chamou Baraque, comandante das tropas israelitas, ao enfrentamento do dever: “Porventura, o Senhor, Deus de Israel, não deu ordem, dizendo: Vai, e leva gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom? E farei ir a ti para o ribeiro de Quisom a Sísera, comandante do exército de Jabim, com seus carros e as suas tropas; e o darei nas tuas mãos” (v. 6, 7). Garantida a companhia de Débora (v. 8, 9), Baraque corajosamente marchou para o vale, onde aconteceria o confronto. É importante destacar que, acima da companhia da juíza/profetisa, estava a certeza de que Deus os precedia como Supremo general e comandante: “Porventura, o Senhor não saiu adiante de ti?” (Jz 4:14). Assim, não havia razão para recuos.

Travado o embate, os inimigos foram derrotados, e seu comandante fugiu a pé (v. 15). Em seu cântico, Débora celebrou: “Saindo, Tu, ó Senhor, de Seir, marchando desde o campo de Edom, a terra se estremeceu; os céus gotejaram, sim, até as nuvens gotejaram águas” (Jz 5:4). Uma forte tempestade, provavelmente fora da estação das chuvas, foi o instrumento do Senhor para levar Seu povo à vitória (Jz 5:20, 21).

Quando chega o dia de Deus, nada pode detê-Lo. Nem o maior ajuntamento de tropas nem o mais sofisticado arsenal adversário. O Senhor é maior que tudo e todos. Quando chega o dia Dele, os que O amam e O servem se tornam invencíveis. Por mais limitados e frágeis que se imaginem, a vitória é certa.

Sísera confiou em seus 900 carros de ferro. Baraque confiou em Deus. Renove a confiança Nele neste dia. Não se deixe desanimar diante das dificuldades. Acaso não vai o Senhor adiante de você? Siga-O sem hesitar. Somente Ele é nossa força e salvação. As aparentes desvantagens vão ser administradas por Ele em benefício de Seus filhos. Acredite!

Zinaldo A. Santos, MM 2020, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA