Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.  2 Timóteo 2:15, NVI

Em minha infância, eu gostava de participar do programa de jovens no sábado à tarde em nossa igreja, que ficava na zona rural. Entre outras atividades empolgantes, havia um concurso de quem era a pessoa mais rápida a encontrar e ler passagens bíblicas específicas. Geralmente, minha irmã Eleda ganhava a disputa. Parece que a Bíblia dela sempre se abria automaticamente nos diferentes versículos! Entretanto, esse exercício seria praticamente impossível nas primeiras Bíblias, que eram divididas somente por livros, sem capítulos ou versículos.

Isso começou a mudar com uma iniciativa de Stephen Langton (c. 1150-1228), um influente arcebispo da Cantuária que faleceu em 9 de julho de 1228. Ele recebe o crédito por ter dividido a Bíblia na disposição padrão moderna de capítulos. Em 1448, o rabino judeu Mordecai Nathan subdividiu o Antigo Testamento em versículos. Em 1551, Robert Stephanus (também conhecido como Robert Estienne) manteve a divisão essencial de Nathan do Antigo Testamento e acrescentou uma subdivisão semelhante ao Novo Testamento. A primeira Bíblia completa com divisões em capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, de 1560, uma influente tradução protestante para o inglês, anterior à versão King James.

Na realidade, o que significa manejar corretamente a Palavra da verdade? Compreende pelo menos quatro aspectos importantes: (1) demonstrar familiaridade com a Bíblia; (2) respeitar a Bíblia como a Palavra de Deus; (3) interpretar corretamente seu conteúdo; e (4) permitir que a Palavra de Deus transforme nossa vida. “Ao tomar a Bíblia nas mãos, lembrai-vos de que estais sobre terra santa” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 195).

Muito mais do que apenas um bom livro, a Bíblia deve ser a luz de nossa vida (Sl 119:105). “Tornai a Bíblia vosso conselheiro. Vossas relações com ela se estreitarão rapidamente se mantiverdes a mente livre das escórias do mundo. Quanto mais a Bíblia for estudada, tanto mais profundo será vosso conhecimento de Deus. As verdades de Sua Palavra vos serão escritas na alma, aí deixando indelével impressão” (Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 484).

As Escrituras Sagradas trazem alegria, significado e esperança para nós. A Bíblia é a ponte divina que conecta o tempo com a eternidade (Is 40:6-8) e o mapa seguro para a vida eterna.

Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA