Assim será a palavra que sair da Minha boca: não voltará para Mim vazia, mas fará o que Me apraz e prosperará naquilo para que a designei. Isaías 55:11

Como revitalizar uma igreja que abandonou seu “primeiro amor” (Ap 2:4)? Essas congregações necessitam ser reavivadas por meio de um relacionamento vivo com Cristo, reformadas de acordo com a Palavra de Deus e transformadas em escolas de capacitação missionária para todos os seus membros. De acordo com Ellen White, “toda igreja deve ser uma escola missionária para obreiros cristãos. Seus membros devem ser instruídos em dar estudos bíblicos, em dirigir e ensinar classes da Escola Sabatina, na melhor maneira de auxiliar os pobres e cuidar dos doentes, de trabalhar pelos não convertidos” (A Ciência do Bom Viver, p. 149).

Nenhuma estratégia missionária adventista inicial foi tão eficaz na transformação de congregações locais em agências missionárias quanto as Sociedades Missionárias e de Tratados. Em 6 de novembro de 1870, a primeira dessas sociedades foi organizada por Stephen N. Haskell na recém-inaugurada Associação da Nova Inglaterra. Seu propósito triplo era visitar as pessoas, promover a circulação de livros e folhetos, bem como conquistar assinantes para os periódicos denominacionais. Qualquer adventista fiel podia participar por meio do pagamento de uma taxa de um dólar. Cada um dos membros deveria fazer um registro de seus esforços e relatá-los em reuniões trimestrais da sociedade. Em 1873, a Associação Geral pediu a Haskell que fosse a todas as outras Associações a fim de promover a obra missionária e de folhetos. Em 1874, foi criada a Sociedade Internacional Missionária e de Folhetos.

Atualmente o mundo é muito mais sofisticado e desafiador. Vários métodos evangelísticos do passado podem não obter tanto sucesso quanto antes e talvez precisem ser atualizados ou até mesmo substituídos. Contudo, você consegue imaginar o que aconteceria se sua igreja se tornasse uma eficaz “escola missionária para obreiros cristãos”? Lembre-se: “A igreja deve ser ativa, se quiser ser uma igreja viva” (Serviço Cristão, p. 83).

Mais importante do que questionar o que a igreja deveria estar fazendo, é se perguntar: “O que eu estou fazendo para revitalizar minha igreja?” Por favor, permita que Deus use seus talentos e suas habilidades para transformar sua congregação em uma poderosa agência missionária! – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA