QUE OBRA DEUS FEZ! – MM 2019

0
118

Toda boa dádiva e todo o dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. Tiago 1:17

Durante 12 anos, Samuel Morse, filho de um pastor protestante, trabalhou em parceria com o químico Leonard Gale, o físico Joseph Henry e o especialista em máquinas Alfred Vail para criar e aperfeiçoar um instrumento que fosse capaz de transmitir mensagens a longa distância.

A necessidade surgiu em 1825, quando Samuel Morse, que também era pintor, estava em Nova York executando uma de suas obras. Ainda no começo do trabalho, um mensageiro chegou a cavalo, com uma mensagem de seu pai, que dizia: “Sua querida esposa está doente.” No dia seguinte, recebeu outra mensagem informando que ela havia morrido subitamente. Decidiu, então, deixar a obra inacabada, voltar para casa e encontrar meios para desenvolver o telégrafo.

Em 1835, construiu o primeiro aparelho com o qual transmitiu sinais a um quilômetro de distância. Em 1839, elaborou o código Morse, usando uma combinação de pontos, traços e pausas para transmitir informações. Em 1843, construiu a primeira linha telegráfica, ligando Baltimore a Washington. Mas foi em 1844 que ele transmitiu sua primeira mensagem, dizendo: “Que obra Deus fez!”

Pouco tempo depois, em 1876, Alexander Graham Bell registrou no Escritório de Patentes dos Estados Unidos o telefone, e a criação de Morse perdeu sua relevância. Mais tarde, em 1973, Martin Cooper fez a primeira ligação usando um celular, direto da Sexta Avenida, em Nova York. Em 1990, a internet se popularizou quando o cientista da informática, Tim Berners-Lee, inventou a World Wide Web (www) e alterou completamente a forma como as pessoas se comunicam e se relacionam.

A comunicação se desenvolveu muito desde os dias de Morse. Seu invento está praticamente em desuso, mas sua primeira mensagem – “Que obra Deus fez! – continua relevante e atual. Afinal, “toda boa dádiva e todo o dom perfeito são lá do alto” (Tg 1:17).

É o Senhor quem dá sabedoria e desenvolve as habilidades humanas. Dele veio a capacidade para criar o papel, a impressão e a tecnologia com seus ­computadores, celulares ou tablets. Ele está por trás das grandes maravilhas
da humanidade. Reconheça a mão de Deus presente em todas as coisas, dependa Dele e permita que Ele faça Sua obra em você e por meio de você.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA