Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir? Lucas 9:54

Poucos meses antes de ser morto, Jesus estava com Seus discípulos atravessando o território montanhoso de Samaria. Por ser quase noite, tentaram dormir na cidade, mas foram rejeitados pelos habitantes do local. A reação dos moradores foi motivada pelo forte clima de tensão entre judeus e samaritanos.

Aquele era um conflito antigo. Os judeus diziam que os samaritanos haviam se misturado com outros povos e perderam sua linhagem como fiéis. Era um insulto para um judeu ser chamado de “samaritano” (Jo 8:48; 4:9).

A partir desse contexto, fica mais fácil entender a reação dos discípulos quando souberam que seu pedido de hospitalidade havia sido negado. Naquele momento entraram em cena os “filhos do trovão”: “Quer que mandemos descer fogo do céu para matá-los?”

O mais impressionante é o contraste entre a atitude dos discípulos e a visão de Jesus. Talvez eles pensassem que, com uma demonstração de poder tão impressionante, a mensagem do evangelho poderia criar um impacto e ser espalhada rapidamente. Os dois apóstolos estavam dispostos a sacrificar a vida dos moradores da vila para defender ou fazer avançar o evangelho. Mas Jesus os repreendeu.

Mais tarde, os apóstolos ouviram que Samaria tinha aceitado o evangelho (At 8:14), e quem foi enviado para ajudá-los? Pedro e João. Lá estava João outra vez entre os samaritanos. Sozinho ali, ele entendeu que o propósito de Deus não era destruir, mas salvar aquele povo. Jesus decidiu não enviar uma chuva de fogo sobre eles, mas a chuva do Espírito Santo. O que deve ter passado pela mente de João quando viu o mesmo povo, que ele estivera pronto a destruir, alegrando-se na salvação? Como ele deve ter ficado agradecido a Jesus por não ter permitido que levasse adiante seus planos!

Que tremendo contraste entre a visão do homem e a de Deus. A atitude humana teria levado à destruição de uma vila inteira. Contudo, o plano de Deus era dar salvação a todos eles. As pessoas sempre serão muito mais beneficiadas pelo que Deus quer dar do que pelo que nós queremos fazer.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA